As 40 barreiras eletrônicas para controle de velocidade que estão sob a responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF) estão desligadas há cerca de 30 dias, mas não funcionam há pelo menos dois meses, período em que o contrato com a empresa responsável pelos equipamentos venceu. Nos primeiros 30 dias, a iluminação das estruturas ainda funcionava nos equipamentos instalados nas rodovias. Agora, nem isso.
O desligamento das barreiras atrapalha o trânsito, pois, segundo o DER-DF, os motoristas não respeitam a velocidade das vias e, em locais como rotatórias ou passagens de pedestres, o tráfego pode ficar perigoso.
O DER-DF explica que as barreiras eletrônicas e os pardais controlados pelo órgão estão localizados em rodovias como a BR-040, DF-001, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Núcelo Bandeirante (EPNB), entre outros. Já os pardais e barreiras instalados em vias urbanas (dentro das cidades), são administrados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), tais como Eixo L, Eixo W e outros.
Os pardais que são controlados pelo DER-DF e instalados nessas rodovias, tiveram problemas e chegaram a ficar desligados, mas por apenas dois dias. Eles funcionam atualmente em contrato emergencial, até que a licitação seja concluída e uma empresa seja contratada de forma definitiva. Os contratos são analisados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Segundo a assessoria do DER-DF, o contrato das barreiras não pôde ser renovado em caráter emergencial assim como os pardais porque exige maior atenção e critérios específicos. A previsão é que a licitação termine dentro de 30 dias.