Doze flanelinhas em situação irregular foram abordados por agentes da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) e encaminhados para à 5; Delegacia de Polícia, na manhã desta sexta-feira (26/8). A operação ocorreu em várias quadras do Setor Comercial Norte (SCN) do Plano Piloto e, de acordo com a assessoria da Seops, houve correria na região quando os flanelinhas perceberam a presença da fiscalização.
Desses guardadores, dois foram encontrados em uma sala de redes elétricas de um prédio comercial na quadra 04 do SCN. No local, havia roupas e objetos. Entre os achados, estava a carteira de uma mulher, roubada na última terça-feira (23/8). A vítima já havia registrado o boletim de ocorrências do crime na delegacia.
Os flanelinhas foram autuados por exercício irregular da profissão, crimes de violação e receptação. Os agentes da Seops se dirigiram à 5; DP para acompanhar o caso. Todos os doze presos assinam um termo circunstanciado na delegacia e são liberados em seguida. Eles se comprometem a retornar quando forem convocas para uma audiência.
A Seops informa que para os flanelinhas trabalharem em codição regular, é necessário que eles façam um cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Após o cadastro feito, os trabalhadores participam de um curso na secretaria e só depois recebem um colete e crachá, para formalizar a situação, e passam a portar a identificação do Governo do Distrito Federal (GDF).