postado em 26/08/2011 19:41
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo será promovida uma caminhada de quatro quilômetros percorrendo o Parque da Cidade nesse sábado (27/8). A concentração será ao lado da Administração do Parque, próximo ao Quiosque do Atleta, às 8h e o exercício começará a partir das 9h. Na ocasião também será comemorado o aniversário de seis anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com direito a bolo, que será distribuído entre os participantes no final do evento. Essa é uma realização da Coordenação do Programa de Controle do Câncer e Tabagismo da Secretaria de Saúde do DF, em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, e o Samu.O dia começa com um alongamento recreativo promovido às 8h30 por profissionais do TJDFT e do Conselho Regional de Educação Física ; CREFI. A capacidade respiratória e de medição da quantidade de monóxido de carbono no organismo dos participantes será testada por profissionais do Programa de Controle de Câncer e Tabagismo, assim como o exame preventivo de câncer bucal, juntamente com o SESC.
Será realizado atendimento gratuito de exames gerais, prevenção de câncer bucal, exposições, oficinas de primeiros socorros, distribuição de camisetas e bonés. Como parte do Programa de Qualidade de Vida desenvolvido pelo Tribunal, a Oftalmed e o Instituto de Cardiologia do DF- ICDF realizarão exames de prevenção de glaucoma e aferição de pressão arterial.
Os motociclistas do Samu irão acompanhar a caminhada em sentido anti-horário, pela ciclovia. O Samu fará uma exposição de veículos e equipamentos, e oferecerá oficinas de primeiros socorros. Uma das técnicas mostra como funciona o auxilio no socorro de crianças e adultos engasgados, além de ensinar a população a como aplicar uma massagem cardiopulmonar em caso de emergência.
A programação contará ainda com a participação especial das crianças do Instituto Amigos do Vôlei. Os lanches serão oferecidos pelo TJDFT e os copos de água serão cedidos pela CAESB. Os resíduos do evento deverão ser recolhidos para a reaproveitação de plantio, como parte do projeto ;Cidade Limpa, Planeta Preservado;.