postado em 27/08/2011 11:53
O Dia Nacional de Combate ao Fumo reuniu centenas de fumantes e ex-fumantes no Parque da Cidade na manhã deste sábado (27/8). Os participantes tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial e a capacidade pulmonar, além de fazer exames preventivos de glaucoma e câncer de boca. Por lá passaram crianças, adultos e idosos. [SAIBAMAIS]Os mais dispostos puderam acompanhar uma caminhada de 4 quilômetros, que incentivou a prática de exercícios físicos e a não experimentação dos produtos derivados do tabaco, além da cessação de fumar e proteção do não fumante da poluição tabagística ambiental.
O jornalista e ex-fumante Luis Cláudio Santos, 40 anos, fez questão de dar o apoio a causa. Livre do vício há 9 meses, decidiu tornar-se uma pessoa mais saudável depois de uma cobertura jornalística sobre o tema. ;Tive ajuda psicológica, porque a pessoa tem que querer, senão só o uso de medicamentos não resolve;, conta orgulhoso.
Profissionais ligados à saúde que trabalharam na atividade distribuíram panfletos informativos e fizeram uma série de demonstrações que serviram de alerta aos males causados pelo tabaco.