A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou nesta segunda-feira (29/8) dados da Operação Crack Zero, realizada em três regiões do DF, desde a última sexta-feira (26/8). O Plano Piloto e as cidades de Taguatinga e Ceilândia são as localidades com maior presença de tráfico de drogas, de acordo com diretora geral da Polícia Civil, Mailine Alvarenga. A operação contou com 350 policiais. No total, 54 pessoas foram detidas. Delas, 16 traficantes acabaram presos, 31 usuários apreendidos e encaminhados às delegacias responsáveis e, o restante, adolescentes apreendidos.
Mailine Alvarenga disse em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira que durante o fim de semana, a Polícia Civil esteve nas ruas combatendo intensamente o tráfico de drogas. "Vamos pegar pesado e não vamos tolerar traficantes". A diretora da PCDF informou ainda que neste fim de semana houve diminuição de ocorrências nas regiões onde ocorreu a operação. Além disso, "não houve sequestros relâmpagos nas três regiões fiscalizadas nos últimos quatro dias".
O delegado-chefe da 5; Delegacia de Polícia, Laércio Rosseto, informou que a ausência de traficantes na região central de Brasília tem sido observada. "Chegamos a notar que os usuários não estão encontrando os traficantes", afirmou. De acordo com Laércio, de janeiro até a última quarta-feira (24/8), 76 traficantes foram presos na região central da capital e 246 usuários encaminhados às delegacias próximas. O delegado ressaltou que muitos traficantes não são de Brasília, mas, sim, do Entorno do DF.
Fiscalização
De janeiro a agosto deste ano foram apreendidos no DF 130kg de cocaína, aumento de 105% em comparação a 2010, 36 kg de crack, número 92% ao registrado ano passado, e mais de uma tonelada (1000 kg) de maconha, quantidade 105% superior a de 2010. A diretora geral da Polícia Civil, Mailine Alvarenga, afirmou que os números não mostram que há maiores quantidades de drogas entrando no DF, mas, sim, que a fiscalização tem sido itensificada.