Um incidente em um dos trens do metrô na tarde desta quarta-feira (31/8) assustou os passageiros que seguiam da Estação Central para a estação Samambaia. De acordo com o Ciade dos Bombeiros, uma pane elétrica teria acionado o sistema de de freios do trem, que travou entre a estação da 108 Sul e a inacabada estação da 106 Sul, e provocou muita fumaça no túnel.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Agnaldo Silva, a fumaça dos trilhos causou preocupação entre os passageiros. "O freio travou, causando muita fumaça, o que fez com que os passageiros achassem que o trem havia descarrilhado", conta.
Por conta do problema, os trilhos ficaram interditados durante duas hora. Nesse período, os trens que fazem o trajeto entre a Asa Sul e Samambaia usaram o mesmo trilho para trafegar nos dois sentidos, e os embarques passaram a ser feitos em intervalos de 20 minutos.
Estouros
Os passageiros aguardaram atendimento de socorro e foram encaminhados para o Hospital de Base e o Hospital da Asa Norte. Segundo Ítalo Araújo, um dos passageiros, foram ouvidos quatro estouros. Logo depois, todas as luzes se apagaram e as portas se abriram. Todos desceram do trem e caminharam pelo túnel para fugir da fumaça. Divina Alves, de 66 anos, machucou a perna enquanto caminhava pelo caminho estreito dentro do túnel.
Segundo o major Fábio Ribeiro, as pessoas estavam nervosas e acabaram se dirigindo para a estação mais distante. O major informou ainda que, de acordo com a equipe técnica do metrô, saíram 40 pessoas do vagão. "As outras pessoas saíram com mais calma e conseguiram chegar à estação mais próxima para pegar outro trem", explicou.
O relato da experiência contado pelos passageiros segue um consenso. "Foi horrível. Pensei que ia cair nesse escuro e morrer", afirmou Michele Nascimento. Entre as pessoas envolvidas no incidente, havia uma mãe com duas filhas pequenas. Joseli Alves disse que a filha mais velha de 11 anos ficou mais assustada do que a de 2 anos por compreender melhor a situação. "Ela estava nervosa, chorando", contou.
Vistoria
De acordo com a assessoria do Metrô, a Secretaria de Transportes já foi notificada e informou que vai reforçar o número de ônibus para suprir a demanda do horário de pico. A instituição ainda explicou que o trem apresentou defeito e que todos os passageiros que estavam no trem foram encaminhados para a estação da 108 Sul.
O trem foi rebocado às 18h15 e levado para o pátio na Asa Sul, local intermediário. Segundo informações do Metrô, após o horário de funcionamento, 23h, o veículo irá para o Centro Operacional, onde passará por uma vistoria a fim de descobrir a causa do problema e saná-lo.