Cidades

Solenidade nos Diários Associados marca abertura da Semana da Pátria

postado em 01/09/2011 11:29
Começaram, neste primeiro dia de setembro, as comemorações da Semana da Pátria, que lembra os 189 anos de independência do Brasil, completos no próximo dia 7. A abertura foi marcada para as 10h desta quinta-feira (1;/9) no edifício sede dos Diários Associados e já faz parte do calendário oficial das comemorações em Brasília. Várias autoridades, entre elas o ex-presidente da república José Sarney, o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama Ilza Queiroz, além de parte do secretariado do Distrito Federal estiveram presentes.

O evento começou com um discurso sobre a importância da data e o papel da imprensa, com foco em Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados e ;pai; do jornalismo no Brasil. A Bandeira Nacional foi hasteada ao som do Hino Nacional, cantado por crianças com idade entre 5 e 6 anos, do Centro Comunitário da Infância de Ceilândia. Em seguida, o Coral Chatô, composto por membros da comunidade, assinantes do Correio Braziliense e os funcionários dos Diários Associados, cantou o Hino da Independência ao som da banda do Batalhão da Guarda Presidencial.

Assim que terminou a solenidade, o presidente do Senado José Sarney, disse que a Semana da Pátria "é uma tradição de Brasília, na qual existe um engajamento do Correio Braziliense em celebrar a Independência. Vem desde o tempo de Chateubriand e marca o início das comemorações", declarou.

Para o governador Agnelo Queiroz, a abertura da Semana da Pátria já está no calendário oficial da capital. "É uma data importante e um gesto simbólico. Representa o sentimento de todos os brasileiros. O Correio faz uma manifestação que promove a integração e representa Brasília, a capital de todos os Brasileiros. Valorizar este sentimento nesta data reafirma a determinação em resolvermos os problemas e melhorar as condições de vida para todos", resume Agnelo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação