A Operação Cruz de Malta, desencadeada pela Polícia Civil do Distrito Federal, efetuou 15 prisões e apreendeu 500 gramas de droga na madrugada desta quinta-feira (1;/9), em Planaltina. Para a ação foram usados 350 policiais, de praticamente todas as regiões do DF, em um total de 106 viaturas, com o objetivo desarticular as gangues da cidade.
Dos 15 detidos, oito foram em decorrência de mandado de prisão, quatro por flagrante de tráfico e porte de armas, dois por porte e consumo de droga e um por crime contra a fauna. Foram apreendidos 500 gramas de droga, incluindo maconha, cocaína e crack, além de um revólver calibre .8, uma balança de precisão e R$ 3.200.
De acordo com o delegado Aélio Caracelli Júnior, chefe da 30; DP, a operação foi muito positiva, apesar de não ter atingido o objetivo de cumprir 12 mandados de prisão. Ele fez ainda um agradecimento à população por colaborar com a polícia: "muitas pessoas estão denunciando o tráfico e ajudando a desarticular as gangues", afirma. Aélio Júnior informa que com as autuações desta quinta-feira, Planaltina completa 100 prisões por tráfico, realizadas só neste ano.
O delegado disse que a polícia está mapeando as gangues da região e sabe da existência de oito grupos rivais sendo que desses, dois foram alvos da operação. As investigações da polícia consideram que as gangues agem principalmente nos bairros Arapoanga, Jardim Roriz e Buritis. "Nosso objetivo é desarticular todas as gangues, para que Planaltina volte a ser uma cidade tranquila", comenta.