Quem optou pelo trem que fazia o trajeto Ceilândia/Central teve de desembarcar e arranjar um novo meio de chegar ao destino nesta sexta-feira (2/9). Após detectar um problema na propulsão do motor no trem, o piloto do metrô decidiu evacuar os vagões às 8h30 e seguir viagem até o pátio de manutenção. A parada ocorreu na estação do Centro Metropolitano, em frente ao Terminal Rodoviário de Taguatinga.
Por meio da assessoria, o Metrô-DF informou que o problema ocorreu devido a uma falha no sistema de propulsão, mas ainda será feita uma apuração mais intensiva à noite. O metrô garantiu a autonomia do piloto e argumentou ter sido uma tentativa de impedir danos maiores, como o que aconteceu na última quarta-feira (31/8). Às 8h45, o transporte operava com normalidade.
Incidente
[SAIBAMAIS]O transtorno aconteceu dois dias depois do incidente (31/8) que assustou os passageiros que estavam em um vagão do trem do metrô. Segundo a descrição do laudo, a razão do problema foi um defeito no fusível de linha ocorrido por uma sobrecarga elétrica.
Os trilhos ficaram interditados duas horas. Nesse período, os trens que percorriam o trajeto entre a Asa Sul e Samambaia usaram o mesmo trilho para trafegar nos dois sentidos, e os embarques passaram a ser feitos com o aumento do intervalo de 4 para 20 minutos.
O veículo seguia o trajeto da Estação Central para Samambaia. De acordo com o Ciade dos Bombeiros, uma pane elétrica teria acionado o sistema de freios do trem, que travou entre a estação da 108 Sul e a inacabada estação da 106 Sul, e provocou muita fumaça no túnel.