postado em 04/09/2011 08:09
Os primeiros deputados eleitos pelo Distrito Federal se programaram para prestar homenagem a, pelo menos, 152 personalidades com o título de comendador. A ideia, no entanto, encalhou e as medalhas estão enferrujando no depósito da Câmara Legislativa há 18 anos. Na época em que as comendas foram compradas, apenas três pessoas receberam o gracejo ; o ex-presidente Itamar Franco, o ex-senador Mauro Benevides e Salviano Guimarães, então presidente da Câmara Legislativa. Recentemente, o presidente da Câmara Legislativa, Patrício (PT), decidiu tirar a poeira, dar uma polida nas chapas metálicas e entregar os objetos numa cerimônia que ocorrerá no próximo mês. Na ocasião, serão entregues 70 medalhas em graus diferentes de importância: grande colar para chefe de Estado, gran cruz para governador e ainda há níveis de grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.
Polimento
O presidente da Câmara Legislativa diz que resolveu retomar os títulos de comendador para evitar a perpetuação do que avalia como um desperdício. ;Essas medalhas estão estragando, então resolvemos retomar a comenda e entregar as medalhas, porque não faz sentido comprar e não usar. Seria uma perda;, disse. A Câmara procurou as duas empresas nas quais os objetos foram comprados e negocia com as firmas o polimento das chapas.
O ex-deputado Salviano Guimarães diz que as medalhas foram criadas para homenagear personalidades ao longo dos anos, mas que já naquela época o assunto era polêmico, e as condecorações acabaram sendo evitadas. ;Na minha legislatura, lembro de ter entregue as medalhas para o presidente Itamar e para o então senador Mauro Benevides. Depois, acabou a minha legislatura e não sei porque não entregaram mais. Acho que os deputados viam exagero nessa história;, disse o ex-presidente da Câmara. (LT)