postado em 04/09/2011 08:11
A capital da República começou a se mobilizar neste sábado para as comemorações da Semana da Pátria. Entre 8h30 e 12h, as duas vias ao longo da Esplanada dos Ministérios foram parcialmente fechadas para o trânsito de veículos, enquanto os últimos detalhes do desfile cívico de 7 de setembro eram ajustados. Músicos afinavam os instrumentos, carros oficiais ensaiavam entradas e saídas, enquanto militares e civis repassavam as coordenadas finais.
Em frente ao Palácio do Planalto, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais treinava o repertório. O grupo, do Rio de Janeiro, se preparava para a apresentação que acontece hoje, a partir das 9h, no evento de substituição da bandeira nacional. Membros da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília também engrossavam o coro. Todos eles desfilarão no Dia da Independência, mas o treinamento para a exibição de rua acontece ao longo da próxima semana, no Setor Militar Urbano.
Dois estudantes do Centro de Ensino Médio EIT, em Taguatinga, foram convidados pela Presidência da República para carregar as bandeiras nacional e do Distrito Federal durante o desfile. Gabriela Costa, 17 anos, e Gabriel Souza, 14, foram selecionados por conta do bom comportamento e das notas altas. Ambos se disseram emocionados com o convite e ansiosos para o dia da apresentação.
No Parque da Cidade também houve comemoração pela Semana da Pátria. Várias corporações se reuniram nas proximidade do Parque Ana Lídia para mostrar equipamentos e explicar o papel de cada uma. A exposição prossegue hoje, até as 17h.