Cidades

Umidade relativa do ar chega a 10% pela segunda vez neste ano no DF

postado em 05/09/2011 17:00
Pela segunda vez neste ano, a umidade relativa do ar chegou a 10% em Brasília. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período mais seco foi registrado às 15h desta segunda-feira (5/9). Os termômetros marcaram ainda 28,9;C.

Esta é a quarta vez na história do DF que a umidade relativa do ar chega a 10%: em 7 de agosto de 2002, 4 de setembro de 2004 e a mais recente em 15 de agosto deste ano.

Medidas de autoproteção
; Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.
; Previna-se: Umidificando o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e outros;
; Permanecendo em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas;
; Consumindo bastante água e outros líquidos;
; Fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras sempre que possível;
; Evitar ligar aparelhos de ar condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente;
; Evitar banhos prolongados com água quente, bem como o uso excessivo de sabonete para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele;
; Usar roupas leves.

Medidas para escolas
Em geral no horário crítico de estiagem (10h às 17h), os seguintes procedimentos:

; Manter bebedouros, inclusive de emergência (potes e garrafas) em número acima dos já existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água;
; Perguntar com freqüência (a cada 20 minutos) se algum aluno está com vontade de beber água;
; Estar atento aos alunos com ânimo abatido ou queda rápida de rendimento e comunicar a direção da escola;
; Estar atento para detectar crianças enfermas, principalmente naqueles quadros com perda de líquidos (febril, diarréia, gripe, tosse, etc.);
; Manter as salas de aula com a máxima ventilação possível;
; Suspender exercícios físicos exaustivos sob o sol ou sob o teto metálico, de cimento ou amianto sem isolamento térmico, ou ainda em locais pouco arejados. Planejar outras atividades afins. Nestes casos, é muito importante possibilitar a administração de água mais freqüentemente, independente da vontade dos alunos;
; Nas salas de aulas muito aquecidas pelo sol e com pouca aeração, planejar atividades externas intercaladas e sugerir o rodízio de salas para que os mesmos alunos e professores não permaneçam muito tempo naquelas condições;
; Recomendar a merenda com alimentos mais úmidos e leves, de fácil digestão;
; Recomendar aos alunos menores que tragam copos à escola;
; Criar oportunidade para que as crianças umedeçam as narinas e a face, pelo menos uma vez no período;
; Promover reuniões com os pais ou responsáveis, se possível com apoio de um médico ou agente de saúde dos organismos locais da Secretaria de Estado de Saúde, orientando-os sobre procedimentos domiciliares para prevenção da desidratação;
; No caso de desmaios, tonturas, cãibras e mal estar, paralisar de imediato a atividade do aluno, umedecer as têmporas, face e narinas e providenciar atenção urgente do médico ou agente de saúde. Comunicar aos pais do aluno e recomendar providências;
; Manter elevada vigilância de higiene no ambiente escolar, pátios, sanitários e salas de aula;
; Umedecer diariamente, se possível, o piso das salas de aula e pátios cimentados ou cerâmicos, esparramando 02 (dois) baldes de água em cada sala, aproximadamente;
; Acompanhar com maior atenção às crianças com aspectos de aparente desnutrição;
; Observar e recomendar às crianças que usem vestimentas adequadas à temperatura do dia ou da hora da aula. Note que a temperatura deverá elevar-se a partir deste período do ano e que nas últimas aulas do turno da manhã e primeiras do turno da tarde estará mais quente;
; Promover atividades educativas com alunos em torno do assunto "desidratação", relevando a higiene pessoal do ambiente e dos alimentos. E dando uma maior atenção aos procedimentos para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar.

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