Cidades

Três incêndios mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros no Lago Sul

postado em 08/09/2011 07:43
Bombeiro tenta controlar as chamas nas proximidades da reserva: fumaça podia ser vista até o início da noiteTrês incêndios assustaram os moradores do Lago Sul ontem à tarde e mobilizaram várias equipes do Corpo de Bombeiros. O primeiro começou por volta das 13h na QI 21 e se alastrou pela vegetação seca até atingir o muro da Escola das Nações, estendendo-se pela reserva da Aeronáutica. O foco do segundo incêndio teve início às 14h no Setor de Mansões Dom Bosco, no Conjunto 11 da QI 19, onde chegou a alcançar o quintal de uma casa. Meia hora depois, na Chácara 37 da QI 15, foi registrada mais uma ocorrência. Até as 19h, uma espessa fumaça era visível na região e os bombeiros continuavam trabalhando para debelar as chamas. Dados da Guarnição de Incêndio Florestais indicam o registro de 55 focos de incêndio durante o feriado em todo o DF.

Carmen Gatto, moradora da QI 21, observava, preocupada, o trabalho dos bombeiros. ;Moro aqui há três anos e nunca presenciei um incêndio;, contou. ;Dói ver o Cerrado em chamas.; O sargento Carlos Cruz, responsável pela guarnição dos bombeiros no local, informou que o fogo foi de média proporção. ;Ele começou na mata e chegou até ao muro da escola. Ainda não temos informações sobre as possíveis causas;, disse o militar.

Para chegar à reserva da Aeronáutica, os bombeiros precisaram de autorização da Força Aérea Brasileira (FAB) para entrar na região. Segundo o major Sérgio Hernandez, coordenador de incêndios florestais, a primeira medição feita durante o sobrevoo do helicóptero verificou pelo menos 142 hectares incendiados. O trabalho de contenção do fogo contou com 60 militares em cinco unidades de resgate florestal e dois ônibus. ;Precisamos deslocar pessoal e veículos do Paranoá, de São Sebastião, da Asa Norte e de Taguatinga para ajudar na tarefa;, informou o major.

Descuido
O incêndio na QI 21 foi fruto de um acidente. Operários trabalhavam em uma obra na Chácara 38 quando a fagulha de uma solda atingiu o gramado seco da Chácara 37. Os bombeiros foram chamados e, quando chegaram, o fogo tinha se alastrado para o pasto do Seminário Dom Orione, vizinho da Chácara 38. ;Por um descuido, perdemos o gramado equivalente a três campos de futebol;, disse o padre Resende, responsável pela instituição.

O fogo na QI 19 também atingiu parte de uma área particular, no último condomínio do Conjunto 11. Bombeiros e moradores tiveram de atuar juntos no combate às chamas. O engenheiro civil Diogo Fagundes, 34 anos, disse nunca ter visto um incêndio como o de ontem no local. ;Meus filhos tiveram que dormir na casa da avó. Moro aqui desde 1988 e jamais vi algo assim.; Segundo o funcionário público Alexandre Gorga, 42 anos, os militares afirmaram que a falta de limpeza dos terrenos contribuiu para o alastramento do fogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação