Cidades

Defesa Civil emite estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar

postado em 08/09/2011 16:24

Devido à baixa umidade relativa do ar registrada no Distrito Federal nos últimos dias, a Defesa Civil emitiu o estado de alerta à população. Nesta quarta-feira (8/9), a umidade chegou aos 15% durante a tarde, com temperatura máxima de 30,7;C. Em 15 de agosto e 5 de setembro, o DF registrou 10%, a quarta vez na história da capital.

Segundo os parâmetros da Defesa Civil, os avisos são divididos em três etapas. Na primeira, o estado de atenção ocorre quando a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. O estado de alerta é quando fica entre 20% e 12%. O estado de emergência é anunciado quando a umidade fica abaixo dos 12%.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil, apesar de a umidade ter atingido os 10% por duas vezes este ano, seria necessário que ela mantivesse uma constância. Recentemente, a umidade oscilou entre 13% e 14%.

Cuidados
Para enfrentar o período de seca, a Defesa Civil aconselha evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas;
umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir água à vontade

[SAIBAMAIS]Queimadas
Com o risco de incêndios, a orientação é que o motorista não jogue pontas de cigarros pelas janelas e nem fume em locais onde exista vegetação densa. Em acampamentos, evite fazer fogueira, mas se for realmente necessário, deixe sempre alguém vigiando e apague totalmente antes de se afastar do local. Monitore as crianças para que não brinquem com isqueiros e fósforos, principalmente próximo a vegetações.

Se necessitar fazer queimadas de plantio ou de lixo, entre em contato com o Corpo de Bombeiros e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para obter orientações. Não deixe garrafas ou pedaços de vidro próximo a vegetações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação