Cidades

Derrubada de eucaliptos no Gama fazem parte do VLP, diz administração

postado em 08/09/2011 21:37
A derrubada de eucaliptos na entrada da cidade do Gama tem uma justificativa. Segundo nota da Administração Regional da cidade, o local faz parte do projeto de construção do Veículo Leve Sobre Pneus (VLP) e a retirada das árvores estava prevista. De acordo com a administração, o eucalipto não é uma árvore nativa do cerrado, portanto não há restrições ambientais a sua remoção. Ela garante ainda que será feita uma compensação ambiental.

Segundo a nota, o VLP prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus em 42km de extensão no Eixo Sul de Brasília, ligando Santa Maria, Gama, Park Way e o Entorno Sul ao Plano Piloto. Com isso, o tempo de viagem vai diminuir de 90 para 40 minutos, além de aumentar a capacidade de passageiros, atendendo 600 mil por dia e 20 mil por hora em horário de pico.

A administração explica que estão previstas linhas de ônibus expressas (sem interrupções) e linhas com estações de embarque e desembarque, integradas ao Metrô-DF na Estação Terminal Asa Sul. O projeto compreende, além do corredor exclusivo, um centro de controle operacional, 15 estações, 15 passarelas e dois terminais.

Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42km de corredor. O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). O sistema terá um padrão de controle operacional semelhante aos projetos metroviários, como é utilizado no Metrô-DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação