Cidades

Corpo de Bombeiros registram 341 chamadas de incêndio somente nesta sexta

postado em 09/09/2011 20:35

Somente nesta sexta-feira (9/9) a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros registrou 341 chamadas de incêndios no Distrito Federal. Segundo os militares, 25 ocorrências foram atendidas e sete estão em andamento. Os esforços dos bombeiros estão direcionados para combater dois grandes focos de incêndio que deixaram o céu de Brasília coberto de fumaça desde quinta-feira (8/9).

A Ciade não soube informar se os chamados eram para diferentes focos de incêndio ou para os mesmos casos. Segundo os bombeiros, os casos que não puderam ser atendidos pela corporação contaram com auxílio de carros de água do socorro urbano. Cada quartel dispõe de dois ou três deles, em média, para casos de emergência.

Segundo a Ciade, as queimadas ocorrem na Floresta Nacional desde as 2h de quinta-feira (8/9) e, no Jardim Botânico, desde as 12h do mesmo dia. De acordo com os militares, mais 20 bombeiros estão a caminho da Floresta Nacional na noite de hoje para auxiliar na missão, que já conta com 151 homens.

[SAIBAMAIS]Queimadas
De acordo com o coronel Luiz Blumm, do Corpo de Bombeiros, na tarde desta sexta-feira, o incêndio na Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília (UnB), já está controlado. "O que preocupa é o fogo na Floresta Nacional", disse. Segundo ele, ainda restam dois focos de incêndio: nos arredores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Floresta Nacional.

Segundo o coronel, estão trabalhando hoje mais de 500 homens, com auxílio de 28 viaturas, dois aviões (um de observação e outro de combate a incêndio) e dois helicópteros, equipados com baldes de água com capacidade para 300 e 600 litros. Mais dois aviões foram cedidos pelo Instituto Chico Mendes. "Esperamos que os incêndios sejam controlados ainda hoje", completou.

Ainda de acordo com o coronel, desde o início do ano até agora, mais de 10 mil hectares foram consumidos por incêndios no Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação