Cidades

Escolas públicas do Guará reduzem tempo de aula devido à baixa umidade

postado em 13/09/2011 17:10

A baixa umidade relativa do ar e a fumaça causada pelas queimadas próximas ao Guará neste fim de semana fizeram com que a Regional de Ensino da região decidisse, em reunião nesta segunda-feira (12/9), reduzir o horário de aula das escolas públicas do local. Das 24 instituições de ensino, 22 adotaram a medida que diminui em mais de uma hora o tempo de aula dos estudantes.

A redução é de 10 minutos em cada uma das cinco aulas. O diretor da Regional de Ensino do Guará, José Antônio Messias, explica que os intervalos também serão suprimidos para que os alunos sejam liberados mais cedo. "O período de aula dos estudantes será diminuído em cerca de 1h10 se somarmos os 50 minutos diminuídos das aulas ao tempo do intervalo, que dura aproximadamente 20 minutos", conta. "As escolas estão em dia com o cronograma de aulas e os alunos não serão prejudicados pela redução", ressalta o diretor.

Messias explica que a medida foi tomada devido à frequência de ocorrências nas enfermarias das escolas de casos de crianças com mal-estar causado pelo calor e baixa umidade. A situação foi agravada ainda pelas queimadas na área do Parque da Água Mineral e do Parque do Guará neste fim de semana.

A principal preocupação, segundo o diretor, é com as 2.400 crianças que, diariamente, são transportadas da Cidade Estrutural para estudar nas escolas do Guará. "Esses meninos são os que mais sofrem. Foram muito frequentes os casos de Vômito e sangramento causados pelo calor nos últimos dias", completa Messias.

A decisão vale até quinta-feira (15/9), quando uma nova reunião será realizada para analisar se o clima oferece condições razoáveis para que as aulas voltem ao período normal.

Não adotaram

Apenas duas instituições públicas de ensino não confirmaram a redução nos horários de aula. De acordo com a Secretaria de Educação, a redução da jornada das atividades educacionais nas escolas públicas em casos extremos é facultativa.

Particulares

Nas escolas particulares do Guará a jornada não foi reduzida. A secretária do Colégio Maxwell, Darilene Fagundes, explica que a única medida tomada foi a suspensão das atividades de educação física. " Nós iremos seguir as determinações da Secretaria de Saúde. Até então, a única recomendação foi que as atividades físicas sejam suspensas", explica.

A suspensão foi determinada em portaria assinada na sexta-feira (9/9) pela Secretaria de Educação e Defesa Civil. A recomendação é para as atividades esportivas ao ar livre entre 13h e 17h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação