Cidades

Corpo de Bombeiros aponta normalidade e FAB encerra apoio de aeronaves

postado em 13/09/2011 21:48
Depois de dias marcados por chamas, o trabalho do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (13/9) se resumiu a rondas de prevenção feitas na Floresta Nacional, no Jardim Botânico e na reserva Águas Emendadas -- principais focos de incêndio. O capitão Wagner Ribeiro Palhano, da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), afirmou que ao longo do dia os militares atenderam sete chamados de menores proporções. Com o cenário normalizado, a Força Aérea Brasíleira (FAB) encerrou a missão de apoio, prestado pelas três aeronaves Hércules C-130.

O trabalho dos aviões começou no sábado (10/9) e durou até segunda-feira (12/9). Os bombeiros não precisaram do apoio dos aviões hoje, mas eles permanecendo de prontidão ao longo do dia. No total, foram 39 voos somando 19h35.

[SAIBAMAIS]O objetivo inicial da missão da FAB era conter o foco próximo ao aeroporto para que a estação de pouso e decolagem não fosse prejudicada. Depois outros cinco pontos, indicados pelo Corpo de Bombeiros, receberam auxílio das aeronaves. Para realizar as atividades, foram necessários 468 mil litros de água despejada sobre as queimadas. O recarregamento levava 12 minutos e era feito com recursos do poço artesiano da Base Aérea Brasileira.

Fumacinha

A prevenção contou com viaturas e aeronaves sobrevoando as áreas mais atingidas pelas queimadas. "Onde tem alguma fumacinha é sinal de que há algum tronco queimando, então a equipe entra para resfriá-lo", exemplificou o capitão Hélio Roseno da Silva, responsável pelo balanço da ronda preventiva. Segundo ele, os esforços para evitar a proliferação de chamas ocorreu por várias localidades, como Santa Maria, Gama, Brazlândia e a área perto do Catetinho, para citar algumas.

Levantamento parcial do prejuízo calculado hoje:


Prainha do Gama - cerca de 18 mil metros quadrados
Incra 8 (Brazlândia) - 2 mil 480 metros quadrados
BR 080 (Brazlândia) - 8 mil 842 metros quadrados
Quadra 1 do Park Way - 11.195 metros quadrados
Guará I quadra 05 - 500 metros quadrados
Santa Maria - 14.747 metros quadrados
Taguatinga Sul (atrás da QSC 19) - 50 mil metros quadrados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação