Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em 18 escolas, alunos garantiram as melhores notas no teste de redação


Entre as 20 escolas do Distrito Federal que conquistaram as maiores médias gerais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o sucesso dos alunos na prova não foi o único fator comum. Em 18 delas, o teste de redação garantiu aos estudantes as notas mais altas. Dessas, 13 tiveram matemática como a segunda melhor pontuação, enquanto a área de ciências humanas foi a segunda mais relevantes para as outras cinco. O padrão também aparece quando são observadas as médias mais baixas: em 19 escolas analisadas, os alunos tiveram o pior desempenho em ciências da natureza.

Para especialistas em educação, alguns fatores podem explicar essa tendência a partir de uma análise mais ampla. Inicialmente, qualquer hipótese seria especulação, já que o Enem não tem como objetivo avaliar as escolas e os resultados, à primeira vista, parecem contraditórios. Mas, a partir das médias alcançadas pelas 20 escolas com as maiores notas, é possível perceber que a pontuação das redações elevou a média geral dos estudantes. No Colégio Galois, por exemplo, 95 pontos separam a nota dos alunos em redação ; a maior ; da conquistada na prova de ciências da natureza, a menor. O Galois teve a segunda maior média geral das escolas do DF. A diferença mais ampla entre as áreas avaliadas foi constatada no Colégio Batista de Brasília: 165 pontos de distância entre as notas da redação e as obtidas na prova de ciências da natureza. A escola ocupa o terceiro lugar no ranking local.

Especialista em políticas públicas, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Remi Castioni supõe que o curto espaço de tempo entre a realização dos testes do Enem e o vestibular promovido pela instituição pode ter influenciado esse resultado. ;As duas provas aconteceram próximas uma da outra. É bem provável que esse estímulo dado aos alunos tenha contribuído para isso, já que aí havia um contexto em valorizar a redação e o senso crítico do aluno;, afirma o professor, lembrando que essa prova tem peso maior na avaliação da UnB. Para ele, como a maioria dessas 20 escolas são privadas e têm foco no vestibular das universidades públicas, a preparação do aluno pode ter influenciado o desempenho no Enem.

Contradição
Na opinião do professor da UnB e ex-subsecretário de Educação do D, Erasto Fortes, não há como traçar um diagnóstico preciso a partir dos números divulgados pelo MEC. ;Para fazer uma boa redação, o estudante precisa ter domínio de linguagens e códigos. Não tem lógica ele ir bem em uma área e mal na outra. Para fazer uma inferência, é preciso uma análise de qualidade;, defende. Para o pesquisador, as médias obtidas pelas instituições no exame não devem servir de base para os pais na hora da escolher onde matricular os filhos. ;O Enem é um exame feito para avaliar o estudante individualmente. Não serve para medir a qualidade das escolas e nem dos sistemas de ensino.;

[SAIBAMAIS]A contradição entre os bons resultados conquistados no teste de redação e o rendimento mais baixo na avaliação da área de linguagens e códigos também foi notada pela especialista em educação e coordenadora do curso de pedagogia da Unieuro, Ivanna Torres. ;Deveria haver uma vinculação entre as duas provas, assim como para ciências da natureza e matemática;, analisa.

A pesquisadora salienta que a melhor escola em determinado ranking pode não ser boa para um perfil específico de aluno. ;Se eu tenho uma determinada religião e a opção da escola é totalmente oposta, esse é um fator importante. Se eu priorizo que o meu filho passe em um vestibular ou tenha outro tipo de formação, isso precisa ser levado em consideração. É necessário conhecer as possibilidades que o filho tem para se desenvolver dentro daquele ambiente, mais do que esses números;, avalia.

Aumento
A nota média na prova objetiva do Enem 2010 foi 511,21, o que representa um aumento de 9,63 pontos com relação ao exame realizado no ano anterior. Os dados são nacionais. Mas, de acordo com o Ministério da Educação, 52,98% dos participantes tiveram rendimento abaixo da nota média da prova objetiva. No total, 1.793.167 alunos de todo o Brasil que estavam concluindo o ensino médio fizeram o Enem ano passado, o que representa 56,4% do total.


Para saber mais
Sistema de pontuação

O Enem é composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens e códigos ; que inclui a redação ;, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Cada prova é composta por 45 itens de múltipla escolha. O exame tem cinco médias diferentes, uma para cada área do conhecimento avaliada e uma para a redação, mas não há diferenciação de peso entre elas. O Enem é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Quem elabora as questões precisa se preocupar em medir níveis de conhecimentos diferentes por meio das perguntas. Em uma mesma prova, é importante que elas variem entre três níveis: fácil, mediano e difícil. Dessa forma, esses itens têm que conseguir separar quem sabe o conteúdo dos que apenas tentam acertar no chute. A teoria começou a ser aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio em 2009, para garantir a possibilidade de comparação das notas de diversos anos, mas já é usada pelo MEC desde 1995. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos pleiteados.