Cidades

Alunos do câmpus de Ceilândia se reúnem para definir rumo da manifestação

postado em 14/09/2011 09:44

Estudantes durante invasão à reitoria ontem: eles estão inconformados com o atraso de três anos nas obras

Alunos da Universidade de Brasília (UnB), do câmpus de Ceilândia, fazem uma reunião nesta manhã de quarta-feira (14/9) para decidir os próximos passos da manifestação. Durante a madrugada, cerca de 50 jovens dormiram na reitoria da instituição de ensino. Agora pela manhã um grupo com mais 50 alunos chegou para reforçar o movimento.

Os estudantes estão reunidos no auditório e esperam um posicionamento da reitoria sobre as reivindicações. Ainda hoje o reitor deverá se reunir com os manifestantes para dar um posicionamento da universidade sobre a contra proposta apresentada.

Eles estão inconformados com o atraso de três anos nas obras do câmpus em Ceilândia. Entre outras exigências, querem uma reunião com o reitor, com o governador do DF, Agnelo Queiroz, e um representante do Ministério Público Federal, para garantir que os pedidos serão acatados.

Pedem também o fim do contrato firmado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com a empresa que toca a obra de Ceilândia, a Uniengenharia; realização de contrato emergencial para finalizar os prédios em construção, urbanização do estacionamento, segurança, novas cadeiras e mesas e condições de moradia, como há na Casa do Estudante. Por fim, reivindicam as mesmas condições oferecidas no Darcy Ribeiro. O câmpus de Ceilândia tem 1,5 mil alunos.

Confusão na entrada
Cerca de 400 alunos ocuparam a reitoria da unidade Darcy Ribeiro, na Asa Norte, na manhã desta terça-feira (13/9). Tentaram entrar no gabinete do reitor, mas foram impedidos pela polícia do câmpus. Houve tumulto e, em meio ao empurra-empurra, uma porta de madeira terminou quebrada.

Com informações de Leilane Menezes e Manoela Alcântara

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação