Cidades

Crueldade dos ladrões marca assalto cometido em casa do Lago Norte

postado em 15/09/2011 07:50
Por cerca de 20 minutos, um aposentado de 69 anos permaneceu amarrado e sofreu tortura durante um assalto praticado na MI 13 do Lago Norte. As agressões, provocadas por três assaltantes armados ; dois homens e uma mulher ;, ocorreram na casa da vítima, por volta de 1h de ontem. Outras cinco pessoas estavam na residência. A Polícia Civil acredita que os criminosos contaram com informações privilegiadas, pois procuraram pelas armas do idoso, um colecionador dos objetos. Os criminosos fugiram com dinheiro, aparelhos eletrônicos, uma carabina, um revólver calibre .38 e um dos carros da família. Os investigadores têm as descrições dos suspeitos, mas, até o fim da noite de ontem, eles não haviam sido presos. Nos primeiros seis meses do ano, 168 residências acabaram alvos de roubos no DF, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública.

A delegada Bruna Eiras, da 6; Delegacia de Polícia (Paranoá), informou que os assaltantes estavam encapuzados e esperaram pelo aposentado no quintal da casa. A vítima foi rendida ao sair do veículo. ;Todos estavam armados. Algum deles com mais de uma arma, inclusive. Eles amarraram o senhor e andaram com ele pela casa, agredindo-o o tempo todo e perguntando pelas armas;, descreveu a investigadora. A mãe do aposentado, de 92 anos, e a irmã dele, que está em coma e sob os cuidados de uma enfermeira, ficaram isoladas em um quarto. Outra enfermeira, a mulher e o filho do caseiro, além do idoso, ficaram com os bandidos.

O dono da residência apanhou dos assaltantes durante todo o roubo. ;Eles foram muito cruéis. Deram chutes, socos, coronhadas e queimaram ele com pontas de cigarro. Ela (a assaltante) também bateu. Eles diziam que, se ele não fizesse o que queriam, seria morto, pois estavam acostumados a matar;, acrescentou Bruna. Após o crime, o aposentado registrou ocorrência na 6; DP e foi levado pelos agentes para o Hospital Regional do Paranoá. Apesar das agressões, ele passa bem.

Reforço
Amedrontadas, as vítimas preferiram não dar entrevistas. Uma vizinha contou que, por ser uma área isolada, a MI 13 é alvo frequente de criminosos. ;Para evitar que aconteça alguma coisa, fico trancada, com portas e janelas fechadas. Nem os vizinhos a gente conhece, pois fica cada um dentro da sua casa;, contou a diarista Helaine Ferreira, 18 anos.

Os investigadores da 6; DP encontraram o veículo roubado na Quadra 2 do Itapoã. ;A chave estava na ignição, mas nenhum dos produtos levados pelos assaltantes foi localizado no carro. Identificamos os suspeitos e estamos na rua para prendê-los;, disse a delegada Bruna.

O comandante do 20; Batalhão de Polícia Militar (Paranoá), Luiz Coelho Rodrigues, informou que o policiamento será reforçado no local do ataque. ;Já temos rondas específicas para aquela área, mas vamos aumentar o policiamento;, afirmou o oficial.

Dicas para evitar assaltos, de acordo com a Polícia Militar:

; Ao chegar em casa, verifique se há por perto pessoas ou carros desconhecidos;
; Se notar algum movimento estranho, não entre na residência;
; Quando for viajar, peça aos vizinhos que fiquem atentos;
; Instale pontos eletrônicos e cercas elétricas;
; Evite ficar dentro de carros;
; Certifique-se de que as portas e os portões estão trancados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação