Cidades

Administração faz mapeamento de flanelinhas e moradores de rua no Sudoeste

postado em 15/09/2011 12:00
A administração do Sudoeste, em parceria com órgãos públicos de segurança e fiscalização, iniciou um mapeamento da região para definir as áreas em que há flanelinhas ilegais e moradores de rua. De acordo com a major Ana Paula, do 7; Batalhão de Polícia Militar, foi intensificado o policiamento no comércio e nas áreas residenciais, tanto com viaturas quanto com policiais à pé.

A major ressaltou que o mapeamento estabelece os locais com maior número de furtos e moradores de rua. As informações são repassadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Distribuição de Renda do DF (Sedest). ;Em conjunto, estamos fazendo as fiscalizações da atividade de flanelinhas de forma que a gente consiga criar uma ação para solucionar estes problemas", disse.

Segundo a administração, há uma parceria entre órgãos públicos e moradores do bairro. "Para facilitar as operações, desde o momento da denúncia de um cidadão até a execução da PM e das secretarias, decidimos trabalhar em conjunto para diminuir a burocracia durante a resolução de problemas", explicou. "Estamos com as informações de quais guardadores são regularizados, quais não são, o que fazem, como abordam os motoristas, entre outros pontos", informou a diretora de Serviços da administração do Sudoeste, Andrea Otílio.

Nesta semana foram feitas operações de abordagem de flanelinhas na região. O mapeamento, segundo a administração, começou em agosto deste ano e terá uma ação contínua de fiscalização.

Quem quiser denunciar práticas ilegais cometidas por flanelinhas, o telefone da Seops é (61) 3346-3675.

Cadastro
Para o flanelinha ser efetivado é necessário preencher um cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Eles recebem curso de capacitação, além de coletes e crachás concedidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), para identificação oficial. O cadastro só é efetivado e o cidadão participa do curso após alguns documentos, exigidos pelo governo, serem apresentados.

A lista completa determina que sejam levados comprovante de residência, foto tamanho 3x4, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, prova de quitação com o Serviço Militar, Nada Consta eleitoral, três Nada Consta criminal e identificação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação