Cidades

Grafiteiros criam obras de arte em tapume do Estádio Nacional de Brasília

postado em 15/09/2011 12:30
Para iniciar a contagem regressiva de mil dias para a Copa do Mundo de 2014, que será sediada pelo Brasil, artistas começaram na manhã desta quinta-feira (15/9) a grafitar o tapume que cerca as obras do Estádio Nacional de Brasília, construído no local onde ficava o antigo Mané Garrincha. São 100 grafiteiros e 1.220 metros de muro que receberão os desenhos.

O tema a ser seguido é o "Grafite na Capital da Copa" e cada grupo formado por cinco artistas terá 65 latas para criar as obras de arte. Os instrumentos foram adquiridos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e doados aos desenhistas. O prazo para entrega dos trabalhos se encerra às 18h desta sexta-feira (16/2).

Os grupos de grafiteiros são conhecidos como "crews" e são formados por cinco pessoas. Cada crew tem um espaço de 50 metros para criar as obras. Eles retratam, em estilo particular, as impressões do evento e a relação com a capital do país. De acordo com o Governo do Distrito Federal, todas as obras criadas serão transformadas em cartões postais, posteriormente distribuídos em espaços públicos. As pinturas serão expostas em galerias.

De acordo com o secretário de Juventude do Distrito Federal, Fernando Neto, "essas atividades são importantes, pois os grafiteiros eram marginalizados pela sociedade e hoje passaram a ser reconhecidos".

Haverá durante a noite de sexta-feira projeções no Museu Nacional e no ginásio Nilson Nelson. Um vídeo institucional da campanha para Brasília ser a sede de abertura do Mundial será exibido nos dois monumentos.

Programação
Nesta quinta-feira, os grafiteiros ficam até às 18h no estacionamento do estádio nacional. Na sexta-feira, repetem a programação e desenham das 10h às 18h. Haverá, ainda, balonismo no local.

A partir das 18h, shows de Claudia Leitte, Daniela Mercury, Restart, e outras bandas locais, encerram as atividades de comemoração da contagem regressiva de mil dias para o início da Copa do Mundo FIFA 2014. A entrada para os shows será gratuita.

Classificação indicativa: Livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação