Cidades

Delegados farão curso de capacitação para intensificar o combate ao crack

postado em 15/09/2011 21:25

Em busca de combater o uso e tráfico de crack de maneira mais incisiva, os delegados do Distrito Federal, especialmente os de plantão, receberão um curso, oferecido pela Dieção-Geral da Polícia Civil e da Academia de Polícia (APC). O II Curso de Repressão Qualificada no Combate ao Tráfico de Crack acontecerá a partir do dia 19 deste mês, com duração de cinco dias.

Segundo o diretor da divisão da APC, Dr. Rogério, é preciso maior capacitação para lidar com o crack por apresentar algumas peculiaridades tanto na hora do flagrante quanto na hora de elaborar o inquérito. Para ele, a droga é de fácil manejo e ocultação, diferente da merla. E o poder que ela tem de viciar é bem maior que das outras. "O crack é a droga do momento. Cada vez mais aumenta o número de apreensões nessa área", explicou.

Durante o curso, serão abordadas técnicas operacionais e doutrinárias sobre os procedimentos adequados à investigação. Os professores convidados serão representantes da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), da Promotoria de Entorpecentes e um juiz da Vara de Entorpecentes, o que exemplifica as palestras ministradas por membros do Judiciário e do Ministério Público.

De acordo com o diretor da academia, a troca de experiência com a Cord, que tem feito grandes apreensões, será muito importante para a formação dos participantes. "A instrução terá o objetivo de prepará-los para fazer um bom inquérito e coleta de dados para garantir a condenação. Porque a prisão é efeito do flagrante, mas o interessante é ter o encarcerado condenado pelo crime que cometeu", explicou. O diretor disse ainda que a intenção também se refere a aplicar estudo sobre a nova legislação.

O evento ocorrerá no auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE), que fica no Complexo da PCDF, ao lado do Parque da Cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação