Um restaurante localizado na quadra 309 da Asa Norte sofreu um arrastão na noite desta sexta-feira (16/9). Dois homens armados invadiram o local e roubaram objetos e dinheiro de clientes e do estabelecimento. O roubo ocorreu por volta das 21h45. Policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) realizaram a prisão do maior de 19 anos e apreensão de um adolescente de 17 anos. Um terceiro suspeito de participar do crime esá foragido.
No restaurante Ninny, os dois anunciaram o assalto aos gritos. Segundo os clientes, ordenaram que todos colocassem os bens sobre as mesas. Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, contou que houve ameaças. "Eles disseram que se houvesse reação, iriam atirar", relatou.
Após o crime, a dupla fugiu em um Voyage prata. Com as características do carro, os militares iniciaram uma perseguição no final da Asa Norte. Segundo o tenente Flávio Alencar, do Batalhão da Rotam, os dois só pararam no final do Lago Norte, já próximo ao Vajrão. "Dentro do carro encontramos uma pistola calibre .765, uma faca, R$ 704 em notas, celulares, óculos e cartões de crédito", contou. De acordo com o policial, uma outra arma utilizada no assalto foi jogada pela janela. "Ainda não encontramos", disse.
Os assaltantes, segundo a PM, moram no Paranoá. O maior, identificado como Micael Decimar Santos é foragido da Justiça acusado de homicídio. A dupla foi encaminhada para a 2; Delegacia de Polícia, na Asa Norte, onde cerca de 15 clientes estiveram para registrar a ocorrência, prestar depoimento e reconhecer objetos roubados.
Pouco depois da meia noite, duas viaturas da Rotam seguiram para o Paranoá, onde há informações de que o terceiro suspeito possa estar escondido com parte dos objetos roubados, além de dinheiro. Os PMs foram até o local acompanhados de uma das testemunhas para ajudar no reconhecimento do suspeito, que segundo a polícia, também é adolescente.
Susto
O funcionário público Paulo César Silva, 52 anos, que estava comemorando o aniversário de casamento, disse que o susto foi muito grande. "Levaram meu celular e minha carteira, tentaram levar meu relógio, mas o bandido desistiu porque não conseguiu tirar com facilidade do braço", ressaltou.
Segundo o gerente do restaurante Reginaldo Martins, a ação dos bandidos foi muito rápida. "O cara foi direto no caixa, apontou a arma para minha cabeça e recolheu tudo o que tinha em dinheiro, acho que cerca de R$ 640. Logo em seguida, ele foi para as mesas roubar os clientes, junto com o outro bandido que já abordava os clientes", explicou. Segundo ele, o assalto durou no máximo quatro minutos. No momento do roubo, havia cerca de 20 pessoas no local. De acordo com a polícia, não houve agressões.