Cidades

Vestibular da UnB de 2012 abre inscrições dia 26 com novos cursos e mudança

postado em 17/09/2011 08:45
Foi dada a largada para o 1; Vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB). A partir do próximo dia 26, os interessados em participar da seleção podem se inscrever pela internet até 16 de outubro. As provas estão previstas para 10 e 11 de dezembro. Ao todo, serão oferecidas 2.092 vagas pela instituição, que, somadas às disponíveis para o Programa de Avaliação Seriada (PAS), resultam em 4.184 oportunidades (leia quadro). A novidade deste ano são três novas graduações entre as 95 listadas no edital. Além disso, haverá mudanças na avaliação da redação. As vagas valem para os câmpus do Plano Piloto, Gama, de Planaltina e Ceilândia.
As provas do primeiro vestibular de 2012 serão realizadas no Distrito Federal, em Goiás e em Minas Gerais
Os cursos recém-lançados são engenharia aeroespacial, engenharia química e teoria crítica e história da arte. Eles contam com 40 vagas cada, sendo 20 delas destinadas ao vestibular e 20 ao PAS. O primeiro curso será ministrado no câmpus do Gama, enquanto os dois últimos, no câmpus Darcy Ribeiro (Asa Norte). Outras 50 vagas foram criadas para educação física. Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser acessados pelo site www.cespe.unb.br/vestibular/1vest2012.

A interpretação e a construção de textos em língua portuguesa terão mais peso para o vestibular de 2012 e para o PAS. Ambas as provas terão, no mínimo, quatro questões do tipo D (com respostas desenvolvidas pelos candidatos). ;Isso vale para todos os dias de prova. No caso do vestibular, por exemplo, tanto o exame do primeiro dia quanto o do segundo terão, no mínimo, quatro questões desse tipo;, detalhou o coordenador acadêmico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), Paulo Portela. A eliminação do candidato acontecerá caso ele não atinja nota mínima de 20% da pontuação total para as perguntas do tipo D.

Ainda segundo Portela, a universidade entende a língua portuguesa como base fundamental para a construção de novos conhecimentos. ;Há um ano, foi feita uma pesquisa entre os departamentos para saber o perfil de alunos que eles esperavam e uma das reivindicações dos professores foi de pessoas que tivessem maior desenvolvimento nessas habilidades;, esclareceu.

Redação
A ideia de valorização da escrita também estará presente na avaliação da redação. A partir de agora, além de eliminatória, ela passa a ser classificatória. A diferença entre as provas aplicadas no vestibular e no PAS é que a redação do segundo será aplicada nas três etapas, não apenas na última. Diferentemente de anos anteriores, a partir de agora, o candidato pode entrar com recurso quanto à nota da redação. No caso das provas objetivas, os critérios de eliminação são os mesmos, isto é, o candidato terá de atingir nota maior do que zero.

A estudante Thays da Silva Soares, 17 anos, sonha em passar na UnB para psicologia. Será o primeiro vestibular dela, que acredita ter sido beneficiada pelas mudanças nas provas. ;Eu acho que sou pior em exatas. No restante, eu me viro bem. Apesar de eu não ter ido muito bem no PAS, imagino que vá ser diferente agora. Vou me dedicar pelo menos duas horas por dia para estudar e conseguir passar;, contou.

Informe-se
Inscrições: de 26 de setembro
a 16 de outubro de 2011 (exclusivamente pela internet). Quem não tiver acesso à internet pode se inscrever, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos seguintes locais: câmpus Darcy Ribeiro, no Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino; no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito, em Ceilândia; e nos câmpus do Gama e de Planaltina.

Taxas: R$ 100 para candidato e R$ 75 para treineiro
Data das provas: 10 e 11 de dezembro de 2011

Câmpus: Plano Piloto, Ceilândia, Planaltina e Gama.

Locais de prova: No DF, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. Em Goiás, Formosa, Goiânia e Valparaíso. Em Minas Gerais, Uberlândia.

Número de vagas

Plano Piloto
1.737 distribuídas em 85 cursos. Do total, 350 estão reservadas ao sistema de cotas para negros.

Planaltina
85 para quatro cursos. Do total, 17 são para o sistema de cotas para negros.

Ceilândia
130 vagas distribuídas em cinco cursos. Do total, 26 estão reservadas ao sistema de cotas para negros.

Gama
140 para engenharia. Do total, 28 são para o sistema de cotas para negros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação