Cidades

Festa de estilos, o segundo Bazar da Moda encanta milhares de brasilienses

Desfile de moda, workshops e muitas compras. Esse foi o saldo do primeiro dia do evento, que será encerrado hoje e deve levar 15 mil pessoas ao Pontão do Lago Sul

postado em 18/09/2011 09:00
Um desfile à beira do Lago Paranoá com peças do acervo das lojas participantes foi o ponto alto do primeiro dia de  evento
Um hora e meia após a abertura do Bazar da Moda ; Revista do Correio e a empresária Fátima Nazário, do brechó Peça Rara, já estava preocupada. ;Teremos que trazer mais peças. Desde que abrimos o estande, não paramos de vender. Está do mesmo jeito que no ano passado;, revelou. O evento, que acontece desde ontem no Pontão do Lago Sul e segue até às 20h de hoje, dobrou de tamanho e viu seu público seguir o mesmo caminho.

No espaço climatizado, os visitantes tiveram tempo de sobra para encontrar as melhores marcas de roupas, sapatos e acessórios nos 28 estandes dedicados à moda masculina, feminina e infantil. Há também outros 17, com serviços como massagens (SPA & CIA), maquiagem (Natura), esmaltes (Hits Speciallità), alimentação (Devassa, Tmaki Sushi Bar e sorvetes Diletto) e até mesmo uma brinquedoteca (Boobambu Academia de Criança), para divertir a meninada e não perder as ofertas.

;Cheguei cedo e foi tranquilo para aproveitar. Um evento desses facilita a nossa vida, porque junta boas marcas em um único espaço, algo que sempre acontece nos grandes centros;, disse a professora universitária Sílvia Araújo, 50 anos, que visitou ontem, pela primeira vez, o Bazar da Moda. Patrocinado por TIM, Via Engenharia, Chevrolet, Lopes Royal e All Kitchens, o primeiro dia do evento ainda contou com um desfile às margens do Lago Paranoá, em que as modelos apresentaram peças do acervo dos expositores, que podem ser compradas ainda hoje.Além disso, quem for até o local poderá conferir o estande dedicado à customização de roupas, no qual jovens estilistas brasilienses dão cara nova às peças. Quem quiser participar, só precisa levar camiseta, short, casaco, calça, ou até mesmo acessórios, e desfrutar do serviço, que é gratuito.

Trinta e oito estandes oferecem os mais variados produtos aos visitantes do evento
Mas o Bazar da Moda não se limita às compras. Ao longo do dia, workshops levaram informação ao público, que lotou o espaço reservado especialmente para esse fim. A cirurgia plástica foi o tema da primeira exposição. Os médicos Carlos Carpaneda e Luciano Chaves, dois dos mais renomados especialistas na área, tiraram as dúvidas dos visitantes sobre o assunto. Com slides que mostravam os principais procedimentos realizados atualmente ; como próteses de silicone e diminuição das rugas da face ;, eles detalharam o criterioso processo de preparação do paciente antes das operações.

;O que fiz aqui é o que faço no meu consultório individualmente todos os dias. O termo consulta aberta foi muito bem escolhido, porque ajuda a sanar questionamentos que muitas pessoas têm sobre cirurgia plástica;, afirmou Carpaneda, que é membro titular da Federação Íbero-Latino-Americana de Cirurgia Plástica. De acordo com ele, atualmente, as pessoas buscam mais qualidade de vida e a beleza estética é um fator capaz de atingir esse objetivo. ;Por isso tanta curiosidade, principalmente sobre lipoaspiração e prótese mamária. A Revista do Correio está de parabéns por permitir essa discussão;, completou.

História da moda
A pedagoga Denise Marzullo, 54 anos, elogiou a palestra pela qualidade das informações que foram apresentadas. ;Tudo foi explicado com clareza e exatidão, tanto que as pessoas se sentiram à vontade para perguntar.; No segundo workshop, o escritor Luís André do Prado lançou o livro e documentário História da moda no Brasil, das influências às autorreferências. Luís André, que também é jornalista e pesquisador, começou o trabalho de apuração que resultou no livro no fim dos anos 1990.

Pinçando referências da cultura negra, da chegada da família real portuguesa ao Brasil, além de entrevistas com os principais nomes que fazem as passarelas do país, o documentário é um artigo indispensável para quem deseja entender a trajetória da moda brasileira. ;Moda significa criação. Criar é acima de tudo não copiar. E o maior problema no Brasil é o comodismo da cópia;, disse o autor.

O bazar foi montado em um ambiente climatizado: praça de alimentação e brinquedoteca
Yan Acioli, brasiliense que hoje é personal stylist de famosos, como Cláudia Leitte, Kaká e Sabrina Sato, falou das possibilidades de trabalho com moda, que, atualmente, vai muito além de desenhar croquis e desfilar. ;Penso na imagem como um todo. O mercado do show bizz funciona para quem está bem vestido. A celebridade que se veste bem vende qualquer coisa;, garantiu.

Programação
Domingo ; 18 de setembro


; 11h30
A matemática a serviço da beleza

Ana Luiza Bueno mostrará como o conhecimento sobre a proporção do
seu corpo pode fazer você parecer
mais magra e mais alta.

; 13h30
Spa em casa

Gizelle Monteiro dos Santos, do SPA & CIA, ensinará como ter momentos de intenso relaxamento em casa.

; 15h
10 verdades sobre as nossas silhuetas, com as autoras do blog Oficina de Estilo

Cristina Zanetti e Fernanda Resende mostrarão o que funciona e o que não funciona para diferentes tipos físicos.

; 16h30
Oficina de Maquiagem, com Marcos Costa

O maquiador oficial da Natura fala sobre maquiagem para trabalho e festas.

; 18h30
Closet: cada coisa em seu lugar

Dicas de Juliana Drummond e Luciana Oliveira, personal organizers da Order Home.


Programação dos estilistas da customização de peças:
Domingo ; 18 de setembro


; 10h; 15h
Liliá Liliequist e Romildo Nascimento

; 12h ; 17h
Camila Prado e Luana Isidro

; 15h ; 20h
Thaís Joi e Fernanda Ferrugem

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação