Cidades

Passeio Ciclístico marca início da Semana da Mobilidade e do Trânsito no DF

postado em 18/09/2011 14:23
A organização não governamental (ONG) Rodas da Paz participou neste domingo (18/9) da abertura da Semana da Mobilidade e da Semana do Trânsito no Distrito Federal (DF). O evento tem o apoio da Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e das embaixadas da Holanda e da Dinamarca.

Durante a manhã, houve uma passeio ciclístico no Eixão, uma das principais vias do Distrito Federal, interditada todos os domingos até as 17h para o lazer da população. Ao final do trajeto, os participantes do evento convocaram a população para uma série de eventos nos próximos dias, entre os quais atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro, na próxima quinta-feira.

Segundo o presidente da ONG Rodas da Paz, Uirá Lourenço, em Brasília, as manifestações visam a fazer com que autoridades e a população repensem a cidade, que tem o modelo voltado ;quase exclusivamente ao automóvel;. Lourenço destacou que, se por um lado a cidade oferece boas condições para os ciclistas por ser plana e ter longos períodos sem chuva, por outro, tem um contexto urbano que não favorece pedestres e ciclistas.

;Mesmo assim, nessas condições, é seguro usar a bicicleta no dia a dia. No Plano Piloto, por exemplo, existem as vias mais tranquilas para se pedalar. Por isso, a gente incentiva o uso da bicicleta como alternativa perfeitamente viável ao automóvel;, disse.

A ONG Rodas da Paz foi criada em 2003 com o objetivo de promover ações que possibilitem a redução do número de acidentes e de mortes no trânsito do Distrito Federal. O grupo procura conscientizar a população de que é possível um trânsito seguro para todos, com especial atenção para os usuários da bicicleta. Segundo o presidente da organização, é importante que o brasiliense deixe o carro em casa e use a bicicleta como meio de transporte por alguns dias da semana. Para isso, a ONG dá orientações e fornece um serviço chamado Bicianjo, que ajuda, por meio do acompanhamento de um instrutor, as pessoas a se sentirem mais seguras no trânsito. Mais informações podem ser obtidas no site da Rodas da paz ou pelo e-mail contato@rodasdapaz.org.br.


;Brasília tem a vantagem que outras cidades não têm como canteiros e vias largas que poderiam acomodar ciclovias ou ciclofaixas. Temos cobrado do governo local essas melhorias. Temos espaço na cidade para criar alternativas ou vias mais seguras para os ciclistas;, disse Uirá Lourenço.

Durante a semana, um especialista holandês estará na cidade para falar da importância do uso da bicicleta. A Holanda se destaca pela quantidade de pessoas que usam esse meio de transporte. ;É bom trazer as boas experiências para que o governo do Distrito Federal perceba que outro caminho é possível para a cidade;, destacou Lourenço.

O comerciante Leonardo Gomes de Oliveira, que participou da evento, elogiou o trabalho da ONG Rodas da Paz porque, segundo ele, tenta conscientizar os motoristas a respeitar os demais usuários das vias. ;Se no Plano Piloto já tem problemas, nas cidades-satélites a situação é pior;, destacou Oliveira, morador da cidade de Taguatinga. Ele usa a bicicleta aos domingos no Plano Piloto, em Brasília, mas precisa levá-la de carro até o centro da capital federal porque se sente inseguro de se deslocar a partir do local onde mora.

O empresário Felipe James Fiúza Lima, que trouxe dos Estados Unidos um novo conceito de bicicleta, feita de bambu, aproveitou o dia para falar da necessidade de se fabricar veículos com alternativas ecologicamente corretas. ;São materiais renováveis. No caso da bicicleta, [o bambu] é bem resistente, mais até do que aço e alumínio;. A bicicleta apresentada por Felipe James foi desenvolvida por uma empresa americana, mas fabricada em Gana por pessoas carentes. ;Na verdade, é uma estímulo para gerar emprego e renda naquele país africano. Eu estou trazendo a experiência para o Brasil. A ideia do negócio é focar no social, com outros projetos, como cadeiras de rodas;, contou.

Para Marcelo Granja, do Departamento de Educação do Trânsito do Detran-DF, é importante que as pessoas reflitam e mudem de atitude no trânsito. ;Se você é um bom condutor, que possa ser um bom condutor. Se é um bom ciclista, que seja um bom ciclista. A ideia é conjugar as coisas para que haja respeito no trânsito, acima de tudo;, ressaltou. Para ele, cada um tem que exercer um papel, com direitos e deveres, mas com o único objetivo de transitar de forma segura, com responsabilidade e segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação