Cidades

Detran-DF e Sociedade de Ortopedia iniciam campanha de educação no trânsito

postado em 18/09/2011 14:27
Em dezembro de 2010, o publicitário Daniel Braga saiu de casa de moto, foi atropelado por um carro, fraturou a perna direita e quebrou a mão. Desde então, a rotina inclui idas ao hospital, acompanhamento médico, muletas e fisioterapia. ;Eu estava na velocidade da via, dirigindo corretamente e por causa da falta de cuidado de outra pessoa, minha vida mudou completamente de uma hora para outra.;

Para evitar que histórias como a de Braga continuem se multiplicando pelas ruas do país, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e os departamentos de trânsito (Detrans) de todo o país vão investir em ações de educação de motoristas durante a Semana Nacional de Trânsito, que começa neste domingo e vai até o próximo, dia 25.

Em Brasília e mais dez capitais, a semana de mobilização foi aberta hoje (18) com uma campanha da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para orientar motoristas para a redução de acidentes de trânsito.

;Três fatores podem contribuir para um trânsito mais seguro: o primeiro é a engenharia de tráfego, o segundo é a fiscalização e a punição. Esses dois fatores são tarefas do Estado. O terceiro é educação e aí é uma tarefa de todos nós, aí entra o papel da sociedade civil. É uma tarefa que todo cidadão deve contribuir;, defendeu o presidente da comissão de campanhas públicas da SBOT, Paulo Lobo.

Segundo Lobo, 40 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil. Em todo o mundo, o número chega a 1,3 milhão de mortes e o trânsito já é a principal causa de morte na faixa etária entre 15 e 29 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um dos coordenadores da mobilização de hoje em Brasília, Filipe Gaspar, do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran do Distrito Federal, disse que a redução de acidentes depende da reeducação e da mudança de hábitos de motoristas. ;Queremos orientar uma mudança de comportamento. As pessoas conhecem as regras, não é falta de informação. Mas dirigir de forma segura tem que ser encarado como um hábito saudável;, avalia.

Parte das ações da Semana Nacional de Trânsito terão como foco a formação de futuros motoristas, com medidas educativas para crianças e adolescente. ;É preciso conscientizar as crianças para o trânsito. Queremos que a escola inicie esse trabalho junto conosco, para que quando as crianças forem motoristas, já tenham consciência do que é correto fazer;, avaliou a gerente de saúde do Detran-DF, Conceição Velasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação