Cidades

Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga comemora 33 anos

postado em 19/09/2011 17:24
O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) comemora 33 anos de funcionamento nesta segunda-feira (19/9).Uma exposição fotográfica foi montada no local contando a história do setor, que foi, de acordo com a Secretaria de Saúde, o primeiro banco do Distrito Federal a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário. Entre as comemorações houve também uma homenagem às doadoras e servidores.

Cerca de 150 crianças internadas no HRT são atendidas mensalmente pelo banco. Em média, 200 litros de leite materno são recolhidos por mês no local, o que resulta em quase 2400 litros por ano.

O hospital prioriza o atendimento de crianças prematuras ou com patologias - como doenças gastro-intestinais - internadas no Hospital de Taguatinga. "Nossa prioridade são as crianças do HRT, mas quando há excedente, ajudamos hospitais vizinhos. Fornecemos leite, geralmente, para os Hospital da Asal Sul e Asa Norte (HRAS e HRAN, respectivamente) onde, às vezes, a coleta não é suficiente devido ao grande número de pacientes", conta a coordenadora do banco de leite do HRT, Dr; Sandi Yurika Sato.

Após a coleta, o leite passa por processo de pasteurização e controle microbiológico

A doação
A coleta de leite é realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros do DF, que vai até a residência da doadora uma vez por semana. Para doar, a interessada deve entrar em contato com o banco de leite pelos telefones 3352-6900 ou 3353-1107. Uma ficha de cadastro deve ser preenchida e os profissionais irão então avaliar a saúde da mãe e do respectivo bebê. O hospital oferece também todo o material descartável necessário para a doação.

Após a coleta, o leite passa por um processo de pasteurização e de controle microbiológico como formas de garantir a segurança do líquido. Após o tratamento, o leite é classificado de acordo com valor calórico e fatores de proteção.

Bancos de leite no DF
O Distrito Federal possui hoje 15 bancos de leite. Apenas os hospitais de Samambaia e São Sebastião não possuem bancos, mas contam com postos de coleta. O leite é enviado então para bancos de outras regiões administrativas para que seja pasteurizado.

O banco de leite do HRT foi o quarto hospital brasileiro a receber o título Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef em 1992.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação