Cidades

Operação no DF e quatro estados desarticula quadrilha de contrabandistas

postado em 20/09/2011 10:57
A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (20/9) uma ação com o objetivo de desmantelar uma quadrilha de conexão internacional especializada no contrabando de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Intitulada Operação Canal Vermelho II, a ação deve cumprir cinco mandados de prisão e 31 de busca e apreensão nos estados do Ceará, Paraná, São Pauloe Minas Gerais e no Distrito Federal.

As investigações foram iniciadas após a tentativa de homicídio de um auditor da Receita Federal no Ceará em 2008, ordenada pelo comerciante iraniano que liderava a quadrilha. Segundo a PF, o suspeito, que já está preso, determinou também o assassinato de desafetos, concorrentes e até de cúmplices, o que caracteriza queima de arquivo.

Os produtos eram adquiridos no Paraguai e introduzidos em território nacional com a utilização de aeronaves e de uma transportadora sediada em Foz do Iguaçu/PR. No Ceará, uma gráfica foi utilizada para confecção de blocos de notas fiscais falsas em apoio à atividade ilegal.

As pessoas envolvidas no esquema criminoso serão indiciadas, de acordo com suas responsabilidades, pelos crimes de contrabando/descaminho, formação de quadrilha e uso de documento falso, cujas penas podem chegar até seis anos de reclusão.

Uma coletiva será realizada na Superintendência Regional de São Paulo, às 11h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação