postado em 20/09/2011 16:30
As unidades de pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foram reabertas - após 16 meses de obras - em cerimônia de inauguração na manhã desta terça-feira (20/9). O investimento foi de R$ 6,5 milhões em reformas, ampliação e novos equipamentos. Segundo critérios estabelecidos pela Política Nacional de Humanização (PNH), o hospital passa também a classificar os pacientes de acordo com fatores de risco das enfermidades.O atendimento realizado até então por ordem de chegada será substituído por um novo processo que obedece uma triagem. Os pacientes terão um pré-atendimento e serão classificados em estados crítico, semi-crítico e de observação, analisados de hora em hora. Casos simples serão encaminhados para o Centro de Saúde IV, ao lado do hospital.
De acordo com a assessoria do HRT, o objetivo é que pacientes com enfermidades menos graves não esperem por mais de duas horas. O hospital também pretende selecionar o atendimento do pronto-socorro, que deve ser exclusivamente para emergências, estimulando pessoas com enfermidades crônicas - como doenças gastrointestinais - a procurar o atendimento agendado com um médico especializado.
Sexta-feira
Apesar de a inauguração ter sido nesta terça-feira, o governado Agnelo Queiroz anunciou que o pronto-socorro vai estar apto a atender pacientes somente em 72h, na sexta-feira. A assessoria do HRT explicou que o adiamento vai acontecer para que a área possa ser desinfectada após a cerimônia de inauguração, que contou com a prensença apenas de autoridades políticas e do hospital.
Ainda de acordo com a assessoria, 72h é o prazo final para que todos os pacientes sejam trasferidos para o pronto-socorro, o que vai acontecer de forma gradual nos próximos dias.