postado em 21/09/2011 11:13
O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo colocou à baixo 14 edificações erguidas de maneira irregular na Estrutural nesta terça-feira (20/9). A operação, comandada por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), derrubou as moradias, pois, de acordo com informações da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), foram construídas em área pública, o que não é permitido por Lei.Segundo a secretaria, as remoções ocorreram na quadra 17, próxima à Vila Olímpica. Entre as construções, 12 eram feitas de madeira e as outras duas de alvenaria. Além delas, foram retirados 400 metros de tapume.
A Seops explicou que os moradores recebem notificações para deixar o local em até 30 dias e, após este prazo, as moradias são derrubadas. Já no caso das construções em fase inicial, as obras são colocadas à baixo na hora, explica a secretaria. No entanto, a assessoria da pasta ressaltou que os moradores não respondem na Justiça criminalmente, apenas aqueles que são flagrados vendendo terrenos do governo.
Participaram da ação servidores da Seops, Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Corpo de Bombeiros, Companhia Energética e Brasília (CEB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Polícia Militar e Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).