Cidades

Homicídios no Entorno caem 27,5% em quatro meses, segundo dados do MJ

postado em 22/09/2011 18:29

O índice de homicídios em cinco municípios do Entorno do Distrito Federal caiu 27,5% de maio a agosto, comparado ao primeiro quadrimestre deste ano. O levantamento é do Ministério da Justiça, que aponta como causa da queda a atuação da Força Nacional desde o dia 18 de abril.

Segundo os dados do ministério, entre janeiro e abril foram registrados 175 assassinatos nas cidades do Novo Gama, Luziânia, Valparaíso, Águas Lindas e Cidade Ocidental. No período entre maio e agosto esse número caiu para 127 casos. Os cinco municípios que receberam a Força Nacional são considerados os mais violentos do Entorno.

De acordo com o levantamento do Ministério da Justiça, a redução não se restringe às cidades que receberam a Força Nacional. Em toda a região do entorno do DF os homicídios caíram de 235 para 191. A redução é de 18,7%.

Balanço

Cidade Ocidental foi a cidade que registrou maior queda, de 10 para 5 mortes. No município de Luziânia o número de homicídios caiu de 64 para 43. Apesar da queda significativa, o local segue com o maior número de homicídios do Entorno. O Novo Gama foi o único local que registrou aumento de casos de assassinato - de 18 para 19 mortes.

Força Nacional

A Força Nacional atua - na Operação Entorno II - desde abril na região. A previsão é de que o policiamento dure até novembro. O prazo, contudo, pode ser estendido de acordo com determinação do Ministério da Justiça em conjunto com o Gabinete do Entorno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação