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Faixa da EPNB e da BR-020 será usada só por coletivos em horários de pico

Nos próximos 120 dias, cerca de 70 mil usuários do transporte público do Distrito Federal ficarão menos tempo dentro dos ônibus. A partir de novembro, uma das faixas de rolamento da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) será usada prioritariamente pelos coletivos em horários de pico. E, em janeiro do ano que vem, o mesmo ocorrerá na BR-020, no trecho entre Sobradinho e a Ponte do Bragueto, acesso ao Lago Norte. Com a medida, o governo espera tornar o transporte público mais atrativo em comparação com o carro. As intervenções serão mínimas, e os recursos estão garantidos. O serviço será executado pelos servidores do GDF, o que dispensa a necessidade de licitação.

Nos dois trechos, o governo vai colocar tachas no asfalto para isolar a pista. A sinalização horizontal e vertical vai alertar os demais condutores que a prioridade de tráfego naquela faixa de rolamento é dos ônibus. As baias serão ampliadas, e os estudos, em fase de conclusão, vão definir em quais momentos haverá restrição para os demais carros. A princípio, ela ocorrerá sempre nos horários de maior fluxo. ;A intenção é garantir uma via livre para os coletivos nos períodos de maior demanda. Vamos investir em campanhas educativas e na orientação dos motoristas. Mas também vamos fazer a fiscalização ostensiva e, posteriormente, instalaremos radares para multar quem desobedecer a restrição;, adianta o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho.

O corredor prioritário da EPNB terá início embaixo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga. Abrangirá ainda um trecho da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) ; na altura do Setor de Postos e Motéis ;, seguirá pela Estrada Parque Guará (EPGU) e terminará um pouco depois do Zoológico de Brasília. A partir de lá, os ônibus avançarão pela W3 Sul, L2 Sul, Eixo Rodoviário Sul e Avenida das Nações. Ao todo, o percurso terá 12km. A expectativa é de que o tempo de viagem seja reduzido em 20 minutos por dia ; 10 minutos na ida e 10 minutos na volta.

A mudança deverá beneficiar cerca de 40 mil usuários. Inclui moradores de Taguatinga, de Samambaia, do Riacho Fundo 1 e 2, do Núcleo Bandeirante, de Arniqueiras, Águas Claras, Santa Maria, do Gama e de parte do Entorno. Moradora do Riacho Fundo 2, a esteticista Alzira Ferreira de Matos, 30 anos, se animou com a possibilidade de gastar menos tempo dentro do ônibus. ;Se isso não ficar só na promessa, pode ser muito bom. Mas sabe o que realmente mudaria a vida da gente? Ônibus novos, limpos e pontuais. Isso, sim, é um sonho;, pontua.

Gargalo
As mesmas intervenções serão executadas na BR-020, entre Sobradinho e a Ponte do Bragueto, num total de cerca de 13km. A expectativa é que 30 mil usuários sejam beneficiados pela mudança. Além dos moradores de Sobradinho 2, dos condomínios, do Lago Oeste e da Fercal, quem vive na região de Planaltina sentirá a diferença. O tempo de redução da viagem ainda não foi calculado. A segunda etapa do projeto será na BR-020 e vai começar em 60 dias, logo após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluir a obra de recapeamento.

Segundo Vazquez, esses dois locais foram escolhidos por serem considerados críticos. ;A prioridade para os ônibus vai aliviar um pouco o gargalo de hoje até que o Veículo Leve sobre Pneus seja concluído. Para a Saída Sul e a continuação da EPTG, teremos recursos do PAC da Mobilidade. As obras da Saída Norte serão iniciadas apenas em 2015. Por isso, escolhemos esses dois locais para atender a uma demanda imediata até que os grandes projetos fiquem prontos;, destaca Vazquez. O projeto é elaborado pela Secretaria de Transportes, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran) e o Transporte Urbano do DF (DFTrans).

Ao saber dos planos do governo, a auxiliar de escritório Lúcia Maria Montes, 45 anos, mostrou-se descrente. ;Não acredito que isso vai mudar muita coisa. O que precisamos é de mais ônibus. Vamos esperar para ver como isso vai funcionar na prática. Quero me surpreender;, conta.

Na opinião de José Leles de Souza, presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e doutor em engenharia de transportes, qualquer medida que dê prioridade ao transporte de massa ajuda a melhorar o serviço. No caso específico do DF, ele avalia que os corredores prioritários anunciados pela Secretaria de Transportes são medidas paliativas e não resolverão os inúmeros problemas do sistema. ;Esse pode ser o início de uma política de prioridade do transporte coletivo de passageiros. Mas resultados efetivos só vão aparecer se eles forem expandidos para toda a cidade;, adverte.

Alternativa
Em 26 de agosto do ano passado, o governador Agnelo Queiroz lançou o projeto do VLP. Ele prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus em 42km de extensão no Eixo Sul de Brasília, ligando Santa Maria, Gama, ParkWay e Entorno Sul ao Plano Piloto por uma via específica para coletivos. O sistema atenderá 600 mil passageiros diariamente e 20 mil por hora em horários de pico. Haverá integração com o metrô.