postado em 23/09/2011 08:05
O privilégio de morar em Brasília é motivo de comemoração pelo sexto ano consecutivo. No próximo domingo, o Parque da Cidade recebe a Caminhada da Qualidade de Vida do DF. Símbolo do bem-estar do brasiliense ; trata-se de um dos maiores parques em área urbana da América Latina ;, o local será palco da festa em defesa da qualidade de vida. Com 2kg de alimentos não perecíveis, qualquer pessoa pode participar do evento, além de ajudar 17 creches do Distrito Federal, que contam com a assistência do programa Correio Braziliense Solidário. A mobilização teve início em 2006, quando o Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida (IBQV) conseguiu a aprovação da Lei n; 3.811 pela Câmara Legislativa. O projeto institui 23 de setembro como o dia oficial da qualidade de vida.
Pouco tempo antes, uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) elegeu a capital como a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Para comemorar a data no calendário oficial e fazer disso um chamamento à comunidade, a organização da caminhada espera reunir cerca de 15 mil pessoas.
No momento em que a população exige melhores serviços públicos, a ação também é uma opção para os brasilienses que reivindicam igualdade de condições. ;Me preocupa muito a gente perder esse título. Brasília passou a ser referência de qualidade de vida, o que deu motivação para criar o instituto, há 15 anos. A qualidade de vida não pode ser prerrogativa de poucos, mas direito de todos os cidadãos;, ressalta a presidente do IBQV, Elizabet Garcia Campos. De acordo com ela, o Plano Piloto vive uma situação melhor do que a das outras regiões, o que, conforme avalia, não pode permanecer assim.
A caminhada pretende reforçar a ideia de que é possível viver mais e melhor, bastando mudar hábitos e comportamentos cotidianos. A mudança pode começar durante o evento, nos quatro quilômetros do percurso. A programação, que começa às 8h, inclui alongamento, palestras educativas e muita música, com a banda do Corpo de Bombeiros do DF e o grupo de percussão Batalá.
Desde ontem, o Parque da Cidade está sendo preparado para o ato. Serão instaladas tendas para atendimento com profissionais das áreas de saúde e esporte, oferecendo exames de glicemia, aferição de pressão arterial, medição de colesterol e teste de glicose, além de serviços como aulas de pilates, atividades lúdicas, UTI móvel, limpeza de pele e hidratação facial.
Ajuda irrestrita
O programa Correio Braziliense Solidário, criado em 2003, já atende mais de 3 mil crianças até 6 anos. No total, são 17 creches no Distrito Federal beneficiadas pelos eventos organizados ao longo do ano para arrecadar recursos, como o Leilão Solidário, o Desfile Solidário, o Feijão Solidário, o Arraial Solidário e a Noite Solidária. Outra forma de arrecadação se dá por meio de doações espontâneas de pessoas físicas e jurídicas e, ainda, de parcerias institucionais com entidades e empresas promotoras de eventos, para elevar o volume de doações.