postado em 26/09/2011 13:38
A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) chegou ao fim após 112 dias de paralisação. Os serviços da Biblioteca, Restaurante Universitário, almoxarifado, garagem e outros setores voltaram ao normal nesta segunda-feira (26/9). A assessoria da universidade informou que o atendimento nos locais onde havia greve foi disponibilizado aos alunos de forma integral.Após uma assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação da Universidade de Brasília (Sintfub) na última terça-feira (20/9), os servidores aprovaram o fim da paralisação. O coordenador do Sintfub, Antônio César de Oliveira Guedes, confirmou que todos os serviços foram normalizados nesta segunda-feira.
Entres as reivindicações estão o aumento do piso salarial para três salários mínimos, abertura imediata de concurso para substituição da mão de obra terceirizada na área administrativa e no hospital universitário (HUB).
Para o coordenador-geral do Sintfub, os trabalhos voltam ao normal, mas a categoria quer continuar com as negociações para conseguir benefícios no próximo ano. "Se até o íncio de 2012 não conseguirmos negociar com o Ministério do Planejamento, nos reuniremos para decidir se decretamos uma nova paralisação, ou não". Além disso, Antônio César afirmou que o Governo Federal se recusou a negociar. "Tentamos, mas o ministério não quis conversar com a gente".
O Ministério do Planejamento informou que tentou negociar, mas o prazo para os benefícios serem anexados à Lei Orçamentária Anaual (LOA), válida para 2012, foi perdido, por causa da falta de acordo. A assessoria do ministério disse que as negociações devem acontecer, mas as reivindicações só podem ser atendidas se forem enviadas com a LOA de 2012, para terem validade a partir de 2013. Por fim, a pasta afirmou que as conversas podem acontecer desde que de forma responsável por todas as partes.
A Lei Orçamentária Anual foi enviada pelo ministério ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto deste ano para ser aprovada.