Cidades

Chuvas devem continuar até o meio da semana no DF, diz Inmet

postado em 26/09/2011 17:22

A chuva que trouxe alívio para os brasilienses após 107 dias de estiagem não deve se estender por muito tempo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover nesta terça-feira (27/9) e, a partir de quarta-feira (28/9), o tempo começa a abrir gradativamente até o fim de semana.

A previsão para esta terça-feira é de tempo nublado. As temperaturas continuam amenas. A máxima prevista é de 26;C e a temperatura mínima deve chegar a 17;C. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%.

Transtornos
A chuva na manhã desta segunda-feira causou transtornos no trânsito em todo o DF e Entorno. O tráfego ficou lento durante o começo da manhã nas principais vias que dão acesso ao Plano Piloto. A pista molhada e escorregadia foi responsável por vários acidentes. O Corpo de Bombeiros registrou 40 atendimentos a envolvidos em acidentes de trânsito em todo o Distrito Federal até as 16h20. Só na BR 020, os bombeiros registraram oito acidentes, todos no período entre as 10h40 e o início da tarde.

Também na BR 020 três pessoas foram atropeladas ao tentar atravessar a pista para ajudar em um outro acidente ocorrido do outro lado da via. De acordo com os bombeiros a motorista não conseguiu frear em razão da pista escorregadia. O acidente causou o engavetamento de cerca de dez veículos.

Áreas de Risco
Um estudo feito pela Defesa Civil do Distrito Federal aponta que, com o início das chuvas, há, em todo o DF, 25 áreas de risco de desabamento, em dez regiões administrativas. São edificações erguidas, principalmente, em barrancos e encostas de morros.

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (26/9), mostra pontos críticos em Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Sobradinho I e II, Varjão, Vicente Pires e o setor habitacional Arniqueiras (de responsabilidade da Administração de Águas Claras). No DF, a estimativa de pessoas que vivem nessas áreas chega a 1.740 moradores.

De acordo com a Defesa Civil do DF, o momento é de prevenção. Reuniões são feitas com as administrações regionais para levantar as áreas de risco, estabelecer um plano de ação e definir um novo destino aos moradores que serão retirados das áreas de risco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação