Cidades

PF detém boliviano com 3,8Kg de cocaina e húngaro por suspeita de tráfico

postado em 27/09/2011 21:00

Droga encontrada nas malas do bolivianoDois homens que viajariam para a Espanha foram detidos pela Polícia Federal na tarde desta terça-feira (27/9) no Aeroporto Internacional JK. Um boliviano de 22 anos transportava 3,8Kg de cocaína em fundos falsos de uma bagagem de mão e uma mala. As drogas foram identificadas durante o raio-x. O outro homem é um húngaro, de idade não revelada, que foi detido com suspeita de ter ingerido cápsulas com drogas.

Segundo o delegado Marcos Paulo Cardoso, chefe da Delegacia de Imigração da PF, os suspeitos não estavam juntos. O boliviano, que tem relações diplomáticas com a Espanha, estava no Distrito Federal desde o dia 18 de setembro. "Ele contou que fazia turismo em Taguatinga", explicou o delegado, sem maiores informações. O rapaz ainda será interrogado durante a noite.

Não foram encontradas drogas com o húngaro, entretanto, indícios levaram a polícia a detê-lo. "Ele não possuia bagagens e para uma viagem internacional é uma atitude estranha", comentou Cardoso. "O perfil também chamou a atenção. Ele é um homem magro e estava com o abdômen ressaltado. Ele estava inquieto", completou. Outro detalhe suspeito foi o passaporte do rapaz. Ele esteva há poucos dias na Bolívia, que, segundo o delegado, é rota do tráfico de drogas.

O húngaro foi encaminhado ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde um exame poderá detectar a existência das possíveis cápsulas com drogas no estômago. Apesar da grande suspeita, o delegado adiantou que talvez não haja nada. De acordo com o policial, o rapaz, que está desde agosto na cidade, pediu auxílio à embaixada.

Após o interrogatório, o flagrante contra o boliviano será formalizado e ele será encaminhado à detenção da Polícia Federal. Pelo crime de tráfico internacional de drogas, a pena pode variar entre cinco e 15 anos de reclusão. O húngaro permanece sob investigação.

Portão de entrada
Mais cedo, durante a manhã desta terça-feira (27/9), um jovem de 18 anos foi flagrado no aeroporto tentando embarcar com 12 Kg de maconha dentro da mala - ele fez escala em Brasília com destino à Manaus. A droga foi encontrada por um cão farejador. Ele está sujeito a mesma pena de cinco a 15 anos de reclusão por tráfico internacional de drogas. As investigações estão em andamento e sugerem que o rapaz esteja envolvido com o comercio internacional de entorpecentes.

[SAIBAMAIS]Aumento no número de casos
Segundo o delegado, as prisões feitas até o mês de setembro de 2011 já superam a soma contabilizada em todo 2010. "Até agora foram 25 flagrantes enquanto que no ano passado inteiro foram 21 prisões", esclareceu.

Em relação às drogas apreendidas no Aeroporto Internacional JK, o delegado afirmou que foi atingida a mesma quantidade do ano passado, contando com as apreensões desta terça, ou seja, são 170 Kg de entorpecentes interceptados no aeroporto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação