Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Polícia Federal realizou 170 apreensões de drogas em operações realizadas no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. O número ultrapassa a quantidade de ações em todo o ano passado -- 160 no total.
De acordo com a Superintendência da PF, os casos registrados no aeroportoJK não caracterizam Brasília como rota do tráfico internacional de drogas. A assessoria informou que é uma tendência natural terminais com voos para a Europa começarem a ser utilizados por traficantes. No entanto, os números registrados em 2010 e neste ano não apontam indícios de que a capital do país já faça parte do mercado ilícito internacional.
O último flagrante ocorreu na manhã desta terça-feira (27/9), quando um jovem de 18 anos foi preso com 12 quilos de maconha. O rapaz foi descoberto por um cão farejador, que achou a droga na bagagem. Segundo a Superintendência da Polícia Federal (PF), ele já tinha passagens pela polícia pelo crime de tráfico de drogas, quando ainda era menor. Após prestar depoimento, o suspeito será encaminhado à carceragem do Complexo Penitenciário da Papuda.
Outro caso em destaque foi registrado no dia 22. Uma espanhola foi presa com quase quatro quilos de cocaína. De acordo com informações da Polícia Federal, a mulher, de 46 anos, tentava embarcar com a droga em um voo para a Espanha, escondidos em um fundo falso de uma mala. A estrangeira transportava os entorpecentes de Porto Velho (RO).
Aguarde mais informações.