Após a decisão judicial que determinou a interdição da Escola Classe I, no Riacho Fundo I, no último dia 28, a Secretaria de Educação divulgou nota nesta segunda-feira (3/10) informando as medidas que serão tomadas. Os 950 alunos serão remanejados para escolas do Núcleo Bandeirante e Taguatinga e receberão transporte público. A escola deve fechar em 30 dias por problemas na infraestrutura. A Secretaria assegura ainda que não vai contestar a decisão e que vai retirar os alunos no prazo estipulado.
Além da interdição da escola, a liminar obriga ainda que os membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) coloquem em votação a proposta orçamentária para a reconstrução da EC 01 do Riacho Fundo I, dentro do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2012, sob pena de improbidade administrativa.
Infraestrutura
De acordo com a vice-diretora da escola, Rejane Gonçalves Lima, a instituição ainda não foi notificada, o que impede que sejam feitas projeções sobre possíveis desdobramentos. "Esta é a maior escola do Núcleo Bandeirante e atua em condições precárias. As condições da cantina, cozinha e banheiros são lamentáveis", comentou.
A Promotoria de Justiça de Defesa de Educação (Proeduc) expediu, em 28 de setembro, decisão judicial que determina a interdição da Escola Classe 1, no Riacho Fundo I. A ação foi movida pelo Ministério Público do DF. A escola, que deveria ser provisória, já funcionava há 20 anos no local.
Entre as várias reclamações de pais e professores, estão a falta de espaço, as telhas de amianto que cobrem toda a escola e problemas de infraestrutura no geral. A decisão judicial determina ainda que a escola seja demolida e uma outra instituçição de ensino seja erguida no local.