Cidades

Agentes de atividades penitenciárias iniciam greve por tempo indeterminado

postado em 04/10/2011 12:17
O agentes de atividades penitenciárias anunciaram que estarão de greve a partir de quinta-feira (6/10), por tempo indeterminado. A categoria vai reivindicar ao Governo do Distrito Federal (GDF) um aumento nos salários. O Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do DF (Sindpen) informou que os serviços de segurança nas carceragens funcionarão normalmente, com 100% do efetivo trabalhando, mas 70% dos serviços de escoltas judiciais (acompanhamento de presos, por exemplo) ficarão paralisados.

[SAIBAMAIS]O presidente do sindicato, Leandro Allan, disse que a categoria não aceita o salário atual. "Não concordamos que agentes penitenciários ganhem o dobro do que nós recebemos. Afinal, todos juntos realizam as mesmas atividades", disse. "Vamos tentar negociar com o GDF por meio da Secretaria de Administração Pública", completou.

A secretaria afirma que podem haver negociações entre governo e as diversas categorias ainda em 2011. No entanto, de acordo com a assessoria da pasta, não será possível conceder reajustes salariais neste ano, pois o limite estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está a 0,13% de ser alcançado. Portanto, segundo a secretaria, aumentos nos salários dificilmente serão concedidos nos próximos três meses. "O secretário deve se sentar com os representantes das categorias, ouvir as propostas que eles têm para apresentar e discutí-las. No entanto, algumas decisões têm de ser adiadas para 2012", informou a assessoria de imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação