postado em 04/10/2011 20:15
O Riacho Fundo II ganhou uma nova unidade de alfabetização voltada para jovens e adultos nesta terça-feira (4/10). A ação é realizada pelo projeto Luz das Letras, concebido em 2002 pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Desde então, o número de pessoas auxiliadas pelo serviço prestado chega a 2,8 mil, distribuídas por outras 16 unidades. O intuito é contribuir para o desenvolvimento socioeconomico do Distrito Federal.De acordo com a gestora do projeto na CEB, Marina Borges Soares, o primeiro passo para a inclusão social é saber ler e ter entendimento do mundo. As aulas ocorrem a partir do uso de computadores - que estavam obsoletos ou em desuso - cedidos pela CEB, com a utilização de um software didático-pedagógico criado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). O ensino funciona com a aplicação de quatro módulos que equivalem ao ensino fundamental.
"A máquina conversa com o aluno, que já começa a aprender a manusear o aparelho desde a efetuação do cadastro. O computador serve como instrumento motivador para o curso audiovisual, que pode ser feito em até 2h diárias ou de acordo com o planejamento dos interessados", explicou a gestora na CEB.
Iluminação cultural
Segundo Marina Soares, o certificado entregue ao final do curso tem a função de impulsionar o recém-alfabetizado para a continuação dos estudos e o avanço constante é incentivado com a escolha de monitores entre os membros da comunidade em que está inserido o serviço.
Para ela, é importante ter alguém que conheça a realidade local para obter maiores resultados na abordagem com as pessoas que ainda não tiveram chance de aprender a ler e escrever, demonstrando respeito por elas. Normalmente, são selecionados estagiários das áreas de letras, pedagogia, pisicologia e tecnico em informática para fazer a monitoração.
A gestora comentou que a experiência é muito simples e muda a vida das pessoas. "O resultado é maravilhoso. A intenção da CEB é iluminar também a vida das pessoas através da leitura, tanto no mundo das letras como no mundo digital. Um dos Objetivos do Milênio é erradicar o analfabetismo e nós fazemos nossa parte para atingir isso", destacou.