postado em 05/10/2011 06:54
Três bandidos fizeram quatro pessoas reféns na madrugada desta quarta-feira em Ceilândia. O crime começou por volta das 22h de ontem, quando Tiago Berto, 22, Rafael Alves Ribeiro, 32, mais conhecido como Fel, e Rogério Francisco Martins dos Santos, 32, roubaram um carro em Taguatinga, um Fiat Palio, placa NGO 0178.
De lá eles seguiram para Ceilândia, onde assaltaram uma panificadora, na QNP 15. Policiais Militares que estavam próximos ao local foram chamados e teve início uma perseguição. Foi aí que o trio invadiu uma casa na QNM 26, conjunto F, que segundo a polícia seria de uma suposta companheira ou ex-companheira de Rafael.
No local estavam quatro menores, incluindo uma criança de um ano que seria filho do suspeito e os demais irmãos, de 4, 8 e 17 anos. Foram várias horas de negociação, que envolveu Policiais Civis e Militares. Os homens faziam ameaças e diziam que se a polícia invadisse a residência iria acontecer uma tragédia no local.
O trio só decidiu se entregar às 2 horas da madrugada. Todos foram encaminhados para a 15; Delegacia de Polícia e após prestarem depoimento serão transferidos para o Departamento de Polícia Especializada (DPE). Segundo o delegado-chefe Yuri Pereira Fernandes, eles irão responder por três crimes. Dois roubos qualificados (qualificado pelo uso de arma de fogo e por envolver duas vítimas, o dono do carro e a proprietária da panificadora). Para cada um desses crimes eles podem pegar de 4 a 10 anos de prisão.
Também irão responder por cárcere privado qualificado (qualificado porque havia menor de idade na residência e porque uma das vítimas era filho do suspeito). Nesse caso, eles podem pegar de 2 a 5 anos de prisão. Com eles foram apreendidos a arma usada no crime, uma pistola .40 e também o veículo roubado em Taguatinga.
Rafael já tinha passagem da polícia por três homicídios e Rogério por cinco roubos. A polícia ainda está checando se o terceiro envolvido, Tiago Berto, tinha ou não passagem, isso porque ao ser preso ele não portava documentos, então seus dados ainda serão averiguados. A polícia também vai investigar se os bandidos deixaram armas ou dinheiro escondidos na casa onde o fato aconteceu. Vítimas e testemunhas serão ouvidas ao longo do dia.
De acordo com alguns moradores da região, a madrugada foi de muita tensão. A polícia pediu para que estas pessoas ficassem dentro de casa até que a situação fosse resolvida. Três ruas ficaram interditadas durante a ação. Ainda segundo um dos vizinhos da residência, a dona da casa e mãe das crianças e da adolescente feitas reféns não estava no local na hora do crime, porque tinha saído para ir à padaria. Ela teria um envolvimento amoroso com Rafael Alves Ribeiro.