Cidades

Congresso Nacional adere ao movimento Outubro Rosa, contra o câncer de mama

postado em 05/10/2011 20:51

O Congresso Nacional recebeu uma iluminação especial na noite desta quarta-feira (5/10). A cor rosa foi destacada nas paredes do Senado e da Câmara dos Deputados para alertar quanto ao problema do câncer de mama no mundo. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa, movimento mundial que busca a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O movimento é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor que simboliza, no mundo todo, a luta contra o câncer de mama. O evento começou nos Estados Unidos, onde haviam ações isoladas referente ao tema no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. No Brasil, a ideia chegou em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Serão realizadas ações durante todo o mês em várias cidades do país, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.

Em Brasília, além da iluminação do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa inclui palestra no dia 6 de outubro, às 9h, na Câmara dos Deputados, aberta a funcionários, congressistas e à comunidade em geral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação