Com o objetivo de elaborar propostas para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no Distrito Federal, foram iniciadas neste sábado as conferências regionais de Políticas para as Mulheres. Os eventos se estendem por todas as cidades do DF até o próximo dia 15 e servem como uma preparação para a 3; Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres.
As conferências serão realizadas em quatro etapas. Neste sábado (8/10) foi realizada, pela manhã a Conferência Regional I, em Ceilândia, que reuniu representantes da cidade e também de Águas Claras, Brazlândia, Riacho Fundo I, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires. Durante a tarde foi feita a Conferência Regional II, no Gama, com representantes do Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Santa Maria.
Para a secretária de Mulheres do DF, Olgamir Amância, que esteve presente nas duas aberturas, a política de governo para as mulheres deve ser baseada em seis eixos: educação, saúde, emprego e trabalho, acesso a terra, participação política e enfrentamento à violência. A questão do enfrentamento à violência e da educação ;devem ser abordadas de forma mais intensiva em relação aos outros eixos;. "A educação tem quer vir desde a creche", disse.
Mais etapas
Em 15 de outubro acontece a Conferência Regional III, pela manhã, em Brasília, com representantes do Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro, Guará, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Estrutural, SIA, Lagos Sul e Norte, Sudoeste, Octogonal, Varjão e Park Way. Na parte da tarde está prevista a realização da Conferência Regional IV, em Planaltina, com sugestões de Itapoã, Paranoá, Planaltina, Sobradinho I e Sobradinho II.
Poderão ainda ocorrer conferências temáticas livres, até 14 de outubro, desde que estas tenham a participação mínima de 15 mulheres e seja comunicada à Comissão de Organização com a antecedência mínima de 72 horas. Já está marcada, por exemplo, a Conferência Livre das Mulheres nas Organizações Religiosas, que será realizada no dia 13 de outubro, às 18h, no Auditório da Casa da Cultura da América Latina (CAL-UnB).
Ampla participação
Para participar da etapa final, a Conferência Distrital, é obrigatório ter participado de pelo menos uma das etapas regionais. A 3; Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Museu Nacional Honestino Guimarães. Para garantir ampla participação, a comissão organizadora está trabalhando para assegurar recursos de acessibilidade e permanência, como atendimento de recreação às crianças e transporte gratuito nas cidades.
Com informações de Larissa Leite.