Cidades

Amigos das vítimas da Streptococcus foram medicadas e não correm risco

Flávia Maia
postado em 10/10/2011 06:47
Todas as pessoas que tiveram contato com as três vítimas da bactéria Streptococcus pyogenes foram medicadas e não correm risco de desenvolver infecções relacionadas ao micro-organismo. A garantia foi dada ontem pela subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Cláudia Cunha. Entre os imunizados estão os colegas de turma de Fernanda Pires, 10 anos, no Colégio Marista, na Asa Sul, e familiares e amigos que conviviam com qualquer uma das três vítimas. A escola terá aula normalmente na segunda e terça-feira. No restante da semana os estudantes serão liberados por causa dos feriados de 12 (Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil) e 15 de outubro (Dia do Professor).

Para imunização, o grupo de risco recebeu injeção de penicilina (1) em dose única na última semana. Além do cuidado com as pessoas ligadas às vítimas, agentes de saúde ;como enfermeiros e médicos ; e socorristas, bombeiros e atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica a usar máscara, óculos e luvas em todos os atendimentos realizados.

O chefe de Operações da Central Integrada de Atendimento (Ciade), tenente-coronel Wilton de Melo, explicou que os procedimentos recomendados pela nota reforçam os cuidados de praxe da corporação. ;Todos os nossos profissionais devem usar luva, máscara e luva, independentemente da bactéria. O que acontece é que alguns deixam de usar em algumas situações;, explicou. ;Com a bactéria, percebemos que os socorristas passaram a tomar mais cuidado com o equipamento de proteção individual;, completa.

Exames
Com os parentes e colegas das vítimas imunizados, e com os cuidados especiais adotados pelos trabalhadores da saúde, a secretaria espera os resultados dos exames no material enviado para o laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo. As conclusões devem demorar de 20 a 30 dias. Esse prazo pode ser reduzido, devido ao pedido de urgência feito ao laboratório paulista. ;É preciso esperar para ver como essas culturas de bactérias vão se comportar, como elas são. Não adianta ter pressa;, explicou Claúdia Cunha.

Como o quadro das três vítimas se agravou em menos de 12 horas, evoluindo rapidamente para o óbito, a secretaria não descarta a hipótese da cepa da bactéria ser um mutante. Daí, a expectativa em relação aos resultados do Adolfo Lutz. Estima-se que de 5% a 15% dos indivíduos normais abrigam a Streptococcus pyogenes no trato respiratório e na pele, sem causar doença.

Sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde, diante do sinais abaixo, a melhor alternativa é buscar atendimento médico

; Febre
; Dores musculares
; Falta de ar leve, moderada ou grave
; Artrite e dores nas articulações
; Dor de cabeça
; Lesões na pele
; Diarreia e vômito

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação