Cidades

Pronto-socorro infantil do Gama é reinaugurado com critérios de atendimento

postado em 10/10/2011 14:42
O Governo do Distrito Federal reinaugurou nesta segunda-feira (10/10) o Pronto-socorro Infantil do Hospital Regional do Gama. Após dez meses de espera, a nova instalação passa a seguir os critérios estipulados pela Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. O atendimento às crianças começa nesta terça-feira (11/10), quando termina a esterilização do local, a organização do material, preparação de medicamentos e instalação de computadores.

A obra custou cerca de R$ 1,1 milhão, mas metade deste valor faz parte do convênio firmado entre Secretaria de Saúde do DF e o Ministério da Saúde para a implementação do projeto Qualisus na rede pública do DF. O objetivo é humanizar o atendimento e dar mais qualidade aos serviços pelos setores de urgência e emergência nos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a reforma, os atendimentos passam a seguir as propostas da PNH, o que inclui acolhimento com classificação de risco.

O GDF informou que o novo modelo deve começar a funcionar dentro de um mês, após treinamentos dos servidores. A classificação é diferente da adotada antigamente, que levava em conta a ordem de chegada. A partir de agora, o pronto atendimento conta com salas de acolhimento, registro, classificação de risco e consultórios. Os leitos passam a ser divididos nas áreas Crítica, Semi Crítica e de Observação.

A previsão do governo é que sejam atendidos cerca de cinco mil pacientes por mês, entre moradores do Gama, Santa Maria e algumas cidades do Entorno do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação