Cidades

Brasília desbanca três cidades e ganha 11º lugar na destinação de turistas

postado em 10/10/2011 21:28

Brasília subiu no ranking das cidades mais visitadas por turistas estrangeiros no Brasil. O interesse em conhecer a cidade levou à 11; posição, superando os municípios de Bombinhas (SC), Parati (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Isso significa um aumento de 5% da participação da cidade na parcela de visitantes que tem o Brasil como destino. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Embratur aponta que a preferência pela capital está ligada à melhora, na opinião do visitantes, em relação aos anos de 2009 e 2010. Brasília recebeu avaliação positiva entre 85% dos estrangeiros, mas os preços foram criticados e receberam apenas 60% da aprovação.

A satisfação chega a atingir 93,5% entre os turistas que entraram no país por vias terrestre, enquanto quem veio pelas vias aéreas avaliou em 82%. De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, a exposição recebida na mídia internacional com a chegada da Copa do Mundo de 2014 no Brasil irá aumentar o interesse pela cidade, que é candidata para sediar a abertura do envento.

Países de origem
Pesquisa indica que os turistas originam-se principalmente da Argentina, Estados Unidos e Itália. Os dois primeiros países correspondem a 40% dos visitantes. Os europeus que compreendem Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Inglaterra, equivalem a 22% do total.

De acordo com a pesquisa, 46,1% dos turistas vem a Brasília a procura de lazer, seguido pelo interesse em natureza e ecoturismo. A busca por cultura equivale a apenas 8,5% da razão das viagens.

As infraestruturas mais avaliadas foram: hospitalidade (98%),

restaurantes (95%), alojamentos (94%) e táxis (90%). Mas houve queda entre opiniões sobre rodovias (66,4%), telefonia e internet (74%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação