Cidades

Hospital Dia, na Asa Sul, faz festa antecipada do Dia das Crianças

postado em 11/10/2011 07:10
O pátio do Hospital Dia, na 508 Sul, geralmente frio e silencioso, foi tomado pela alegria na tarde de ontem. A festa antecipada em comemoração ao Dia das Crianças mudou o cenário cotidiano. Os meninos e meninas que frequentam o centro de saúde sofrem de doenças como tuberculose, hanseníase e diabetes, entre outras enfermidades. A maior parte é carente. Essa não é uma unidade de saúde comum. Os pacientes vão até lá somente para tomar medicação. Cerca de 3 mil são atendidos diariamente.

Voluntários levaram cachorro-quente, bolo de chocolate, brigadeiro, refrigerante, pão de queijo e muito mais. Houve também show de mágica, pintura de rosto e cama elástica. A ocasião foi ainda mais especial para uma das crianças, Suelen dos Reis Porto. Ontem, ela completou 11 anos. Os funcionários do hospital aproveitaram para homenageá-la pelo aniversário. Foi a primeira vez que cantaram para Suelen a famosa música de parabéns, acompanhada de palmas.

Suelen nunca havia tido uma festa com bolo, docinhos e amigos. Os aniversários costumam passar em branco, como outro dia qualquer. Ela também jamais possuíra um brinquedo. Ganhou uma boneca, ontem. Como toda criança, cobrava da avó ; a única familiar com quem vive ; uma comemoração tradicional. ;Nunca consegui dar isso a ela. Na verdade, tem muita coisa que eu queria fazer pela minha neta, mas não dou conta;, disse a avó de Suelen, a aposentada Maria Rosa da Silva, 52 anos. O pai da menina foi assassinado quando ela tinha 7 anos. A mãe delegou os cuidados à avó, pois já tinha outros cinco filhos.

Surpresa

Avó e neta moram em Luziânia, a 65 quilômetros de Brasília. Para chegar à festa de ontem, elas viajaram durante 1 hora e 40 minutos, de ônibus. Fazem esse trajeto pelo menos quatro vezes ao mês, quando Suelen, que sofre de diabetes, precisa ir ao Hospital Dia para acompanhamento médico. A menina queria uma roupa especial para usar ontem. Sabia da festa do Dia das Crianças, mas não que seria lembrada especialmente. Vaidosa, ela se produziu.

Dona Maria Rosa improvisou, como de costume. Tirou do armário um vestido cor-de-rosa rodado que pertenceu a uma das filhas, hoje com mais de 22 anos. Ele coube em Suelen como se tivesse sido feito sob medida. A garota passou batom e prendeu uma mecha de cabelo com laço da mesma cor da roupa. Estava pronta para o grande dia. No caminho, a sandália gasta quebrou. Suelen parecia não se importar. ;O que eu mais queria era ver o mágico;, disse. Teve uma surpresa ainda maior, ao tornar-se o centro das atenções.

Suelen é uma menina séria. Sorri pouco. Ontem, se permitiu ser um pouco mais criança. Mostrou os dentes mais do que o normal. Ela já tem ideia do que quer ser quando crescer. ;Enfermeira ou modelo. Ainda estou pensando;, afirmou. Suelen deseja ser enfermeira para cuidar dos outros. Ela sabe como isso é importante. Quer ser modelo para fazer a si mesma feliz. Dentro do barraco de alvenaria que a menina divide com a avó, ela sonha. ;Essa festa é a única lembrança da Suelen de Dia das Crianças. Se não fosse isso, não ia ter nada;, relatou Maria Rosa, emocionada.

Comemoração no Parque da Cidade

Hoje é aniversário de 33 anos do Parque da Cidade. Para comemorar, a Administração de Brasília vai promover shows a partir das 18h30. O primeiro a se apresentar é o cantor lírico Gutemberg. O repertório inclui jazz e blues. Em seguida, sobe ao palco a cantora pop Andréia Leonis. A festa será no estacionamento do parque Ana Lídia.

Programação

Parque da Cidade

Estacionamento do parque Ana Lídia A partir das 9h. Pula-pula, totó, amarelinha, pingue-pongue, cantiga de roda e apresentação de palhaço.

Pontão do Lago Sul

A companhia de teatro infantil Néia e Nando vai apresentar o espetáculo A Chapeuzinho Vermelho em uma adaptação livre do conto de Charles Perrault. Haverá também pintura de rosto, balão mania, risque e rabisque e contadores de histórias em todos os restaurantes, entre as 12h30h e as 16h30.

CCBB (SCES, Trecho 2, Lote 22)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) celebra 11 anos no Dia das Crianças. O Grupo Tholl, da cidade de Pelotas (RS), encena Tholl ; sonho e magia, um aniversário espetacular. A trupe de palhaços, malabaristas, equilibristas e contorcionistas promoverá um show repleto de cores e fantasia, com duas apresentações gratuitas: às 11h, na Torre de TV, e às 12h, na área externa do CCBB. Às 19h, o Circo de Bonecos se apresenta no CCBB. As crianças ainda podem conferir o espetáculo Biliri e o pote vazio, às 16h, e Nara, às 20h.

Caixa Cultural

(Setor Bancário Sul, Quadra 4)
Edição especial do programa Gente Arteira. Com o tema Cartola vira Cachola, as crianças e adolescentes, de 3 a 15 anos, participarão de oficinas de artes cênicas, desenho, música, escultura e literatura, das 9h às 17h. Inscrições: 3206-9892.

Boulevard Shopping

(final da Asa Norte)
O centro de compras instalou uma brinquedoteca exclusiva para comemoração da data. Até 16 de outubro, a partir das 13h, os clientes poderão levar, gratuitamente, seus filhos para a área que será montada próxima à loja da Hering. São permitidas crianças de 2 a 8 anos. Além disso, durante todo o dia, o som ambiente dará lugar a clássicos infantis e músicas para animar a criançada. Hoje, a praça gourmet funciona das 12h às 22h e as lojas abrem das 14h às 20h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação